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segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

FRUTAS E FRUTOS DO NATAL

Final de ano é a época em que as empresas se preparam para fechar a > contabilidade e apurar o saldo numérico de todas as transações comerciais > realizadas,analisando se as estratégias planejadas atingiram as metas > pré-estabelecidas. As causas dos efeitos não desejados serão rastreadas > com a devida abrangência, para que não voltem a desagradar > acionistas,clientes e funcionários.>> A imprensa mostrará, na retrospectiva anual, os acontecimentos políticos, > sociais, esportivos, econômicos e religiosos que abalaram o mundo e > transformaram as novas vidas. Merecerão destaque especial as descobertas > científicas e as inovações tecnológicas que tornaram o homem capaz de > destruir o planeta. Mas o mantiveram incompetente para assegurar > qualidade de vida, mínima e digna, à população mundial. Este constatação > nos faz crer "que apesar de todos viverem sob o mesmo céu, nem todos > desfrutem do mesmo horizonte". A classe política divulgará suas > realizações e justificará as promessas de campanha não cumpridas.>> O restrito acesso aos serviços de educação e saúde, de excelente > qualidade, é o fator inibidor mais significativo para que as condições de > igualdade do desenvolvimento humano sejam, ainda, apenas, retóricas. > Também as organizações do chamado Terceiro Setor, ou voluntariado de > responsabilidade social, cujo movimento tem apresentado impressionante > expansão, prestarão contas, aos seus parceiros e colaboradores. O > voluntário tem a nobreza de partilhar o mais precioso tesouro da nossa > era, o conhecimento - certidão de nascimento de cidadania.>> De forma idêntica cada um de nós deve fazer a sua reflexão,analisando o > seu desempenho pessoal na abrangência dos sete fatores motivacionais, que > são: saúde, família, espiritualidade,relacionamento social,carreira > profissional e condição financeira. A harmonia entre esses indicadores > evidenciará se as metas que planejamos, os sonhos que acalentamos e as > ações que empreendemos foram desenvolvidas rumo à meta maior de todo ser > humano: a felicidade. Interiormente, devemos verificar se nos tornamos > menos arrogantes e mais tolerantes, menos professor e mais aprendiz, menos > teólogo e mais apóstolo. Enfim, se estamos conscientizados de que os votos > de - Feliz Natal - não deva ser, apenas, uma manifestação episódica de > amor ao próximo,mas contínuas práticas de fraternidade.>> A própria transformação da "paisagem" nos contagia, pois as ruas, as > fachadas das casas, as vitrines das lojas e, até árvores, ganham > decorações especiais, luzes multicoloridas e enfeites criativos. As > ornamentações dos interiores das residências, e dos templos religiosos, > simbolizam o nascimento do homem que dividiu a história da humanidade em > antes e depois dele - Jesus Cristo.Os especialistas em marketing disputam > cada centímetro, e cada segundo da mídia,principalmente da irresistível > telinha da TV. O simpático velhinho,com suas tradicionais barba branca e > roupagem vermelho, continua sendo a grande esperança da criançada.>> Para os trabalhadores, a chance de conseguir emprego, mesmo que > temporário,para os empresários, a oportunidade de maior faturamento e para > o país, o crescimento do PIB - o qual deve ter como missão a melhoria da > distribuição de renda. Até as frutas que serão consumidas no Natal fazem > parte das estimativas dos especialistas em gestão. Porém, se não colhermos > os frutos da espiritualidade, a morte na cruz terá sido em vão. Com > esperança que o espírito natalino sensibilize os nossos corações > erradicando a discriminação, o preconceito e todas as formas de exclusão > social - chagas ainda vivas na sociedade - entendemos que a arquitetura de > uma mundo mais justo economicamente e mais igualitária socialmente é > condição essencial á conquista da tão sonhada Paz, nesta maravilhoso > planeta azul>>

Faustino Vicente - Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos - e-mail: > faustino.vicente@uol.com.br - tel.+55-11- 4586.7426 - Jundiaí (Terra da > Uva) - São Paulo

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