Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Governo do Ceará e Funasa celebram convênios de R$ 14 milhões para o Estado

Com as presenças do governador Cid Gomes e do presidente da Funasa, Danilo Forte, nesta sexta-feira (27/12), às 9h30 min, no Palácio Iracema, serão assinados três convênios nas áreas de saneamento básico e ambiental. O valor dos investimentos totaliza R$ 14 milhões.

O primeiro convênio refere-se a investimentos na área de saneamento rural com abastecimento de água/esgotamento e melhorias sanitárias domiciliares. A ação beneficia cerca de 3.950 famílias em 33 municípios cearenses.

O segundo diz respeito à elaboração de projetos técnicos de saneamento nas bacias receptoras de integração com o Rio São Francisco, com ações de abastecimento de água e esgotamento sanitário, onde 24 municípios do estado receberão o benefício. No PAC da Funasa estão previstas ações de esgotamento sanitário e abastecimento de água para municípios da calha do Rio São Francisco, da sua bacia hidrográfica e da área de integração, ou seja, municípios nordestinos que serão beneficiados pela transposição de águas do rio.

O terceiro convênio se destina ao plano de gestão integrada das respectivas obras para a formalização de consórcios públicos (termo de cooperação técnica).

Os municípios beneficiados pelos convênios para saneamento rural serão: Aiuaba, Apuiarés, Arneiroz, Banabuiú, Catunda, Choró, Crateús, Ibaretama, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Paracuru, Parambu, Pedra Branca, Pentecoste, Poranga, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Solonópole, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Trairi e Umirim.

Para os convênios das bacias receptoras de integração do Rio São Francisco os municípios atendidos serão: Abaiara, Alto Santo, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Cedro, Ipaumirim, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jardim, Jati, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Orós, Penaforte, Porteiras, Quixelô e Umari.

Na ocasião será apresentado o programa de revitalização da Bacia do Maranguapinho/Cocó. O projeto, previsto no PAC, prevê a urbanização da área (Região Metropolitana de Fortaleza), incluindo a remoção de 23 mil famílias moradores das áreas de risco.

Convênios:

- Plano de Saneamento Ambiental da Região do Cariri Central

- Projeto Executivo do Aterro Sanitário do 'Crajubar'

- Projeto Executivo do Aterro Sanitário do Crato

- Projeto Executivo do Aterro Sanitário de Sobral

- Projeto Executivo do Aterro Sanitário de Camocim

- Projeto Executivo do Aterro Sanitário de São Benedito

Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado

David Uchoa (imprensa@gabgov.ce.gov.br / 3101.6247)

Nenhum comentário:

Postar um comentário