A Prefeitura Municipal de Sobral, através de seu secretário da Saúde e Ação Social, Arnaldo Costa Lima, obteve autorização do Ministério da Educação (MEC) para implantação do Programa de Residência Médica em Psiquiatria.
Com a autorização, Sobral será o primeiro município do país a possuir um Programa de Residência em Psiquiatria que terá como espaço de treinamento a Rede de Atenção Integral à Saúde Mental (RAISM), já que as demais existentes no país são realizadas em hospitais. A implantação da RAISM de Sobral é considerada o marco histórico da Reforma Psiquiátrica no município e possibilitou a inversão do modelo de atenção que antes era caracteristicamente segregador. Hoje, em Sobral, a atenção às pessoas com transtornos mentais é extra-hospitalar, de base comunitária, propiciadora da inclusão familiar, comunitária e social.
A RAISM Sobral, coordenada pela Secretaria da Saúde e Ação Social, é constituída pelos seguintes dispositivos: Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas(CAPS/AD) Serviço Residencial Terapêutico, Unidade de Internação Psiquiátrica em hospital geral, Ambulatório de Psiquiatria Regionalizado e Estratégia Saúde da Família (ESF), organizadora da atenção básica no município. Assim, a Rede atende aos princípios e diretrizes da Reforma Psiquiátrica e vem conquistando o reconhecimento em nível nacional, com a conquista de três prêmios nacionais: Prêmio David Capistrano da Costa Filho (2001), Homenagem do Governo Federal pela Organização da Assistência em Saúde Mental (2003) e Prêmio de Inclusão Social, da Associação Brasileira de Psiquiatria (2005)
Com a concessão da Residência, o município de Sobral consolida sua vocação acadêmica, ao tempo em que atesta a condição de Sistema de Saúde Escola.
Jander Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário