Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Entrega de reféns das Farc volta a ser adiada

A operação de resgate dos três reféns que seriam libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) voltou a ser adiada e não cumprirá o prazo estipulado para sua conclusão, que terminou na tarde deste domingo, 30.

A informação é do ex-ministro venezuelano Ramón Rodríguez Chacín, o escolhido do presidente Hugo Chávez para coordenar a missão. Segundo ele, a guerrilha ainda não apontou o local para o qual os helicópteros da Cruz Vermelha deverão ser enviados para receber os cativos.


Mais cedo, representantes dos governos colombiano e argentino deram declarações semelhantes. Eles alegaram problemas logísticos como o motivo para o cancelamento da operação, o que pode estar relacionado com a falta de informações sobre o local do resgate.


"O tempo não nos permite iniciar a operação e conclui-la hoje mesmo (domingo)", afirmou um funcionário do governo colombiano que está em Villavicencio, cidade que é base da operação. "O ex-ministro venezuelano Ramón Rodríguez Chacín ainda não chegou e, como ele não está aqui, não podemos iniciar a operação", explicou.


A Colômbia chegou a autorizar a entrada no país de um avião com o ex-ministro, desencadeando especulações de que Chacín já teria recebido as coordenadas. Além de descartar os boatos, o ex-ministro, que ainda está na Venezuela, disse na entrevista que irá embarcar para Villavicencio assim que receber a informação.


Desde a tarde de sexta-feira, 28, dois helicópteros venezuelanos com emblemas da Cruz Vermelha aguardam na cidade colombiana de Villavicencio pelas informações sobre o local em que os reféns serão libertados. Temendo que o Exército colombiano intervenha na operação, os guerrilheiros ficaram de informar o local do resgate diretamente a Chacín, que retransmitiria as coordenadas apenas aos pilotos dos aparelhos.


As Farc prometem entregar os três reféns ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que após semanas intermediando as negociações entre os guerrilheiros e Bogotá foi retirado das negociações pelo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. Os três escolhidos são a deputada Consuelo González, seqüestrada em 2001; Clara Rojas, assessora da ex-candidata à vice-presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, ambas seqüestradas em 2002; e seu filho Emmanuel, nascido no cativeiro há três anos. Após batizá-la de Operação Transparência, Chávez decidiu chamar a missão de Emmanuel, em homenagem ao menino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário