Na Índia, a aplicação de uma marca na testa é uma prática comum tanto entre homens quanto mulheres, especialmente entre os hindus
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi abençoado por uma tradição indiana após desembarcar em Nova Délhi para a Cúpula do G20, nesta sexta-feira (8). A primeira-dama, Janja Silva Lula, também recebeu o ornamento, bem como um buquê de flores. O presidente também foi presenteado com um cachecol típico da Índia.
Na Índia, a aplicação de uma marca na testa é uma prática comum tanto entre homens quanto mulheres, especialmente entre os hindus. Esta marca é geralmente chamada de "tilak" ou "tika". A cor, forma e posição da marca podem variar e muitas vezes têm significados religiosos ou culturais específicos. Em geral, a tilak é aplicada como um símbolo de bênção durante rituais religiosos ou importantes cerimônias de vida como casamentos, nascimentos, ou outros rituais importantes.
Para os homens, em particular, a tilak muitas vezes simboliza a terceira visão, ou "ajna chakra", que está associada à espiritualidade e à iluminação. Em certas ocasiões, a tilak também pode representar o status social ou a casta de um indivíduo.
A tinta utilizada para aplicar a tilak é geralmente feita de uma variedade de substâncias, como pasta de sândalo, açafrão, cinzas, ou outros pós coloridos. A escolha desses materiais pode variar com base nas práticas regionais e crenças específicas.
Vale ressaltar que outras religiões e comunidades na Índia, como os jainistas e alguns grupos cristãos e muçulmanos, também têm práticas similares, embora possam ter significados distintos.
G20 - O tema da 18ª Cúpula do G20 é "Vasudhaiva Kutumbakam", uma frase em sânscrito que se traduz como "Uma Terra, Uma Família, Um Futuro". O Planalto informou nesta sexta-feira (8) que o presidente Lula terá uma série de reuniões com outros chefes de Estado durante a Cúpula. No sábado (9), se reunirá com Recep Tayyip Erdoğan, presidente da Turquia e Mohammad bin Salman, Príncipe Herdeiro e primeiro-ministro do Reino da Arábia Saudita. No domingo (10), Lula terá bilaterais com Emmanuel Macron, presidente da República Francesa e Mark Rutte, primeiro-ministro do Reino dos Países Baixos.
Também está programada a cerimônia de transferência da presidência do G20. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, falará sobre a presidência da Índia este ano, numa espécie de balanço. Já o presidente Lula vai encerrar o evento, apresentando as prioridades e os desafios da futura presidência brasileira, que começa efetivamente a partir de 1º de dezembro.
Fonte: https://www.brasil247.com/mundo/lula-e-janja-recebem-bencao-indiana-tradicional-antes-da-cupula-do-g20
Nenhum comentário:
Postar um comentário