Páginas

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Lula indica José Afrânio Vilela e Teodoro Santos para vagas no STJ

Vilela é apoiado pelo atual presidente do STJ, João Otavio de Noronha. Já Santos tem dois fortes padrinhos, o governador do Ceará e o ex-governador

José Afrânio Vilela e Teodoro Santos, indicados para o STJ
José Afrânio Vilela e Teodoro Santos, indicados para o STJ (Foto: ABR | TJMG | José Leomar/SVM)

247 com Conjur - Conforme antecipou a colunista do 247 Tereza Cruvinel, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou nesta quarta-feira (6) os desembargadores José Afrânio Vilela, representando Minas Gerais, e Teodoro Santos, oriundo do Ceará, para ocupar duas vagas disponíveis no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Vilela é apoiado pelo atual presidente do STJ, João Otavio de Noronha. Já Santos tem dois fortes padrinhos, o governador do Ceará, Elmano Freitas, e o ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana.

A escolha foi feita a partir de uma lista de quatro nomes produzida pelo próprio STJ em meio a 55 candidatos, e enviada ao presidente em 23 de agosto, para as duas vagas abertas destinadas a integrantes da Justiça estadual.

Afrânio Vilela e Teodoro Santos terão de passar por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal e, se aprovados em Plenário, serão nomeados pelo chefe do Executivo e empossados em sessão solene do tribunal.

Eles poderão ocupar as vagas que eram dos ministros Jorge Mussi, que se aposentou em dezembro de 2022, e Paulo de Tarso Sanseverino, que morreu em 8 de abril deste ano. Ambos chegaram ao tribunal egressos da Justiça estadual.

Também concorreram às duas vagas os desembargadores Carlos Vieira Von Adamek, do TJ-SP, e Elton Leme, do TJ-RJ.

Mais recentemente, Lula indicou a advogada Daniela Teixeira para uma vaga destinada à advocacia, decorrente da aposentadoria do ministro Felix Fischer. Ela ainda se submeterá à sabatina no Senado.

Fonte:  https://www.brasil247.com/poder/lula-indica-jose-afranio-vilela-e-teodoro-santos-para-vagas-no-stj

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário