Trabalho de deputados e senadores é ruim ou péssimo para 33%
247 - Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (15) pela Folha de S.Paulo mostrou que Na mais recente pesquisa do Datafolha que avaliou o desempenho dos deputados e senadores na nova legislatura do Congresso Nacional, apenas 16% dos entrevistados consideraram o trabalho desses parlamentares como "ótimo" ou "bom". Por outro lado, 33% expressaram desaprovação, classificando-o como "ruim" ou "péssimo", enquanto 48% o consideraram "regular". É notável que essa avaliação atual segue uma tendência semelhante àquela registrada na legislatura passada, no mesmo ponto do mandato dos legisladores. Em agosto de 2019, o Datafolha também registrou 16% de aprovação (juntamente com 35% de reprovação e 45% de avaliação "regular"). Naquele período, a Câmara dos Deputados havia recentemente aprovado a reforma previdenciária.
No entanto, à medida que o governo de Jair Bolsonaro intensificou sua retórica anti-"toma lá dá cá" desde a campanha eleitoral de 2018, houve um aumento das tensões políticas. Bolsonaro desfiliou-se do PSL em novembro de 2019, deixando a política partidária formalmente. A aprovação do Congresso atingiu seu ponto mais baixo (45% de reprovação) no mês seguinte. Atualmente, após o período em que o ex-presidente Bolsonaro esteve fora do governo, os eleitores que se identificam como bolsonaristas são os que mais desaprovam o trabalho dos parlamentares, com 42% considerando-o "ruim" ou "péssimo". Esse número é quase o dobro da reprovação entre os eleitores petistas, que é de 22%.
A pesquisa foi conduzida com 2.016 entrevistados em 139 municípios do Brasil, nos dias 12 e 13 deste mês, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Um total de 4% dos entrevistados não soube responder à pesquisa.
Fonte: https://www.brasil247.com/brasil/congresso-e-aprovado-so-por-16-dos-brasileiros-segundo-datafolha
Nenhum comentário:
Postar um comentário