Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cidadãos comuns de Fortaleza e região avaliarão as delegacias de polícia da cidade

Fortaleza é uma das nove regiões metropolitanas brasileiras escolhidas para participar do projeto III Semana de Visitas a Delegacias de Polícia, que será realizado de 26 a 30 de outubro em oito estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Pará e Goiás) mais o Distrito Federal. Cidadãos comuns vão avaliar os serviços oferecidos nesses ambientes pela polícia no país. O objetivo é fazer uma análise da qualidade sob o ponto de vista dos seus usuários potenciais, e não dos agentes do governo, como geralmente acontece. A iniciativa visa contribuir para o melhor conhecimento sobre suas polícias, fortalecer e incentivar os exemplos de boas práticas policiais. Serão visitadas 231 delegacias, sendo 21 somente de Fortaleza e região metropolitana.

A pesquisa é coordenada pela Altus – uma aliança global de centros acadêmicos e organizações-não-governamentais - e ocorrerá simultaneamente em 19 países do mundo todo, entre eles Estados Unidos, Índia, Rússia, Nigéria e México. No Brasil, as visitas serão organizadas pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), que conta com parceiros locais para desenvolvimento do trabalho. No caso de Fortaleza, o apoio será do Laboratório de Estudos da Violência, da Universidade Federal do Ceará. Essa é a terceira edição do projeto, que foi realizado anteriormente nos anos de 2006 e 2007.

As DPs serão avaliadas em cinco quesitos: orientações para a comunidade, condições materiais, tratamento igualitário e sem preconceito, transparência e prestação de contas e condições de detenção. Após o resultado, as três mais bem avaliadas delegacias brasileiras irão concorrer com as demais da América Latina, para escolher a melhor da região. Ao final, essas concorrem com as outras regiões para escolher as três melhores delegacias de polícia do mundo.

Em Fortaleza, as DPs que serão avaliadas são os 1° Distrito Policial (Monte Castelo), 2° Distrito Policial (Meireles), 4° Distrito Policial (Pio XII), 6° Distrito Policial (Messejana), 7° Distrito Policial (Carlito), 8° Distrito Policial (José Walter), 9° Distrito Policial (Praia do Futuro), 10° Distrito Policial (Antonio Bezerra), 11° Distrito Policial (Pan Americano), 12° Distrito Policial (Conjunto Ceará), 13° Distrito Policial (Cidade dos Funcionários), 16° Distrito Policial (Dias Macedo), 17° Distrito Policial (Conjunto Vila Velha), 19° Distrito Policial (Conjunto Esperança), 26° Distrito Policial (Edson Queiroz), 27° Distrito Policial (João XXII), 30° Distrito Policial (Conjunto São Cristóvão), 32° Distrito Policial (Parque Santa Cecília), 33° Distrito Policial (Goiabeiras) e 35° Distrito Policial (Curió), além da Delegacia de Defesa da Mulher da cidade.



Fonte: Matéria enviada por e-mail por Juliana Rettich da IAA Comunicação e Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário