Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tremor de terra em Sobral atingiu 2,8 na Escala Richter

Parte dos moradores da Serra do Jordão e de alguns bairros deste município voltaram a sentir a terra tremer. O fenômeno foi registrado por volta das 21h45, hora local, de segunda-feira, e atingiu 2,8 graus na Escala Richter. De acordo com o subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil e responsável pelo monitoramento das estações sismológicas na região, o abalo foi de pequena intensidade, não causando danos. Ele disse que a situação está aparentemente tranquila na comunidade. Segundo o Laboratório de Sismologia da Defesa Civil, há registro de tremores de terra em pelo menos 32 municípios do Ceará. A média é de 2 a 3 graus da escala Richter.

"No mesmo instante que recebemos a informação nos dirigimos para uma das estações instaladas no Sítio São Francisco para tentar medir a intensidade e localizar o epicentro, que acreditamos ter sido na Meruoca", disse Costa, acrescentando que o tremor dessa proporção pode ser sentido num raio de até 20 km do epicentro e que não chega causar danos.

Os abalos têm se tornado uma frequência na região. Segundo Marcos Costa, desde janeiro do ano passado pelo menos dois mil abalos sísmicos foram registrados na região de Sobral. O considerado de maior intensidade ocorreu em maio de 2008 e atingiu 4,3 graus na Escala Richter, sendo tão intenso que o raio da onda sísmica foi sentido em Fortaleza, que fica a 230 quilômetros de Sobral.

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário