Páginas

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Presidente Lula está de volta ao Ceará

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Cid Gomes conferem nesta sexta-feira (16), às 15 horas, as obras da Transposição do Rio São Francisco em Mauriti, na Região do Cariri. A visita encerrará a sequência de viagens que o presidente Lula fez desde a última quarta-feira (14) aos canteiros de obras da Transposição nos estados de Pernambuco e Minas Gerais. Lula aterrissa em Juazeiro do Norte e segue direto para Mauriti de helicóptero. O trecho localizado na cidade de Mauriti corresponde ao eixo norte da Transposição que captará a água de Cabrobó (PE) e trará para o Estado, beneficiando, quando concluído, cinco milhões de cearenses do Cariri, bacia do salgado e Jaguaribe e região Metropolitana de Fortaleza. No total, a obra beneficiará 12 milhões de pessoas do Nordeste.

A revitalização do Rio São Francisco tem investimento previsto de R$ 6 bilhões. A meta é concluir a primeira etapa em 2010. O projeto é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional (MI). A construção prevê dois canais que totalizam cerca de 700 quilômetros de extensão. O projeto irrigará a região nordeste e semiárida do Brasil. A Transposição prevê a transferência de menos de 2% do volume do rio São Francisco para outras bacias hidrográficas da região. A ideia é que, com o desvio, a água que terminaria indo para o mar, seja usada nos açudes da região do semiárido que contemplam os Estados da Bahia, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

A previsão é que seja implantado um conjunto de canais, adutoras, túneis, estações de bombeamento e reservatórios feito a partir dos dois eixos que saem do rio, entre as barragens de Sobradinho e Itaparica. A proposta é construir dois canais: o Eixo Norte terá cerca de 402 km e levará água para os sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte; e o Eixo Leste, com 210 km, beneficiará parte do sertão e as regiões agreste de Pernambuco e da Paraíba.

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário