Para tentar identificar as necessidades sociais da comunidade relacionadas à atuação jurisdicional do Ministério Público e realizar ações prioritárias, em sintonia com a expectativa da sociedade em cada área de atuação, o Ministério Público do Estado (MPE) realizou, ontem, uma audiência pública que contou com a participação de membros do MPE, prefeitos, secretários municipais, instituições e segmentos da sociedade organizada.
O evento, presidido pela procuradora Geral de Justiça Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, foi realizado no auditório da Escola de Artes e Ofício. "A missão do Ministério Público é, efetivamente, tratar do cidadão, do ser humano, por isso estamos aqui, reunidos", destacou Socorro França, acrescentando que antigamente as pessoas viam o promotor público como uma pessoa que ia à júri como um acusador. "O Ministério Público é acima de tudo ou, sobretudo, um defensor do cidadão. É ele que, por meio da Constituição Federal, assegura a defesa do cidadão".
Para o prefeito Leônidas Cristino, o evento serviu para que a população tenha um acompanhamento das ações do MPE. "Esta é uma prova de que o MP contribui e irá contribuir para que a justiça prevaleça de maneira que sirva para todos, independente da condição financeira de cada cidadão", disse.
Foram debatidos temas como o direito da pessoa idosa e o núcleo de mediação comunitária, considerado instrumento de mediação de conflitos implantados pelo MPE do Ceará, que visa promover a pacificação social e solução de conflitos.
Por Wilson Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário