Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Estudantes participam de Semana da Árvore

Como parte das comemorações ao Dia da Árvore, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Caprinos e Ovinos (Embrapa), deste município, realizou na manhã de ontem o plantio de mudas nativas e promoveu um abraço simbólico de 80 estudantes de 6ª e 7ª séries da Escola Municipal Raul Monte ao Parque do Semi-árido do Nordeste, localizado na Lagoa da Fazenda. O ato teve como objetivo estimular, junto à população sobralense, o uso do espaço do parque para atividades como a promoção de oficinas ambientais.
A programação se estenderá durante toda semana. Para hoje, as atividades envolvem 70 estudantes de 6ª e 7ª séries da Escola Municipal Senador Carlos Jereissati. Eles participam de um piquenique ecológico na sede da Embrapa Caprinos e Ovinos, a partir das 8 horas. As crianças terão lanche com embalagens de diversos materiais, para oficina sobre coleta seletiva de lixo. Elas também assistirão a uma palestra sobre preservação do meio ambiente, que abordará os efeitos negativos de ações como queimadas e caça a animais nativos que estão em risco de extinção.
Para amanhã e quinta-feira, acontecerão visitas de estudantes e professores da Escola Estadual Professor Luiz Felipe à fazenda Crioula, da Embrapa. Eles conhecerão o sistema agrossilvopastoril adequado à convivência com o semi-árido, por meio de atividades de agricultura e pecuária simultâneas, voltadas para preservação da vegetação de caatinga.
As atividades da Semana da Árvore se encerram na sexta-feira com blitz ecológica, às 8 horas, promovida por funcionários e estagiários da Embrapa Caprinos e Ovinos, na estrada de acesso à serra da Meruoca. Serão distribuídos sacos para coleta de lixo, mudas e material educativo. A blitz terá participação do pelotão de Polícia Ambiental do Ceará - que realizará soltura de pássaros silvestres apreendidos - Ibama e Banco de Mudas municipal.

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário