Páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ciro é o terceiro menos rejeitado, diz pesquisa

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) é o terceiro menos rejeitado na pesquisa das intenções de votos para as eleições presidenciais de 2010 realizada pelo CNT/Sensus. No estudo divulgado ontem, o parlamentar cearense apresentou índice de 39,9% de recusa entre os pesquisados. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), saiu como o menos rejeitado com 26,3%. Por outro lado, a pesquisa mostrou que o deputado socialista é mais conhecido politicamente do que a pré-candidata do presidente Lula, ministra Dilma Rousseff. Dos entrevistados, 17,1% disseram não saber quem é a ministra, enquanto 13,2% não sabem quem é Ciro Gomes.

De acordo com o cientista político Francisco Moreira, apesar dos quase 40% de rejeição, o deputado cearense está apresentando uma “excelente performance” nas últimas pesquisas divulgadas em âmbito nacional. Para ele, o fato é ainda mais relevante quando observado que o pré-candidato ainda não começou a fazer campanha. Entretanto, o cientista explicou que o índice de rejeição do tucano é resultado de sua forte personalidade.

“Ciro tem uma marca forte. É uma pessoa que não foge das polêmicas e isso influencia na opinião pública. Se ele se policiasse mais e fosse menos eloquente nas suas posições, com certeza teria mais aceitação da população do resto do País. Mas ele é um candidato que tem totais condições de competir nas eleições de 2010”, esclareceu.

Moreira relatou que o socialista tem uma longa história no cenário político nacional. Esse argumento explica o fato de Ciro Gomes ser mais conhecido, politicamente, que a ministra da Casa Civil. O cientista ressaltou que o fato de Dilma estar com maior evidência da mídia por ser a candidata preferida de Lula, não torna a presidenciável mais notória entre os eleitores. (O estado).


Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário