Páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Conab conclui segunda maior safra da história

A produção nacional de grãos da temporada 2008/09, encerrada neste mês, é a segunda maior da história do país. De acordo com o décimo segundo levantamento da safra, divulgado nesta terça-feira (8) pela Conab, a colheita total fechou em 134,3 milhões de toneladas, atrás apenas das 144,14 milhões t do período anterior (- 6,8%).

Algumas culturas tradicionais, como milho e soja, sofreram com a estiagem ocorrida no Centro-Sul, prejudicando a produtividade nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A produção da leguminosa alcançou 57,1 milhões t, sendo cerca de 90% nos estados do Centro-Sul e o restante nas regiões Norte/Nordeste. Já o milho total (1ª e 2ª safras) atingiu 50,1 milhões t, com destaque para os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Bahia e Tocantins.

Por outro lado, a área plantada deste ciclo totalizou 47,7 milhões de hectares, aumento de 0,6% sobre a da safra passada, de 47,4 milhões ha. A extensão ocorreu, principalmente, nas lavouras de soja (21,7 milhões ha) e milho 1ª e 2ª safras (14,1 milhões ha). Somadas, representam mais de 75% da área cultivada.

Recorde - A estiagem que prejudicou essas duas maiores culturas, no Mato Grosso, beneficiou, por outro lado, as lavouras de arroz no estado gaúcho, que teve recorde de produtividade: saiu de 6.902 kg/ha para 7.150 kg/ha.

O feijão total também aumentou em área: de 3,99 para 4,18 milhões ha (+4,7%). Já a produção da leguminosa sofreu pequena redução: de 3,52 para 3,50 milhões t (-0,5%).

Esta última edição da pesquisa foi realizada no período de 17 a 21 de agosto. Os técnicos da estatal entrevistaram agricultores, agrônomos, técnicos de cooperativas, secretarias de agricultura, agentes financeiros e órgãos de assistência técnica e extensão rural dos principais polos produtores do país. (Raimundo Estevam/Conab)



Fonte: E-mail enviado por CONAB - Assessoria de Imprensa

Postado por Jacinto Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário