Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Definida data da licitação do Hospital Regional Norte

O governador Cid Gomes definiu nesta terça-feira (15) que o dia 20 de novembro terá início o processo de licitação das obras de construção do Hospital Regional Norte (HRN). Ele será o maior hospital do Estado, com 269 leitos e capacidade para 1.170 internações por mês. O investimento é de R$ 133,5 milhões. Localizado em Sobral, o HRN vai atender a população de 1,5 milhão de habitantes de toda macrorregião Norte do Estado, formada por 61 municípios. Dos 269 leitos, 10 são de UTI neonatal, 10 pediátricas, 20 para adultos e ainda 30 unidades semi-intensiva.

Com o novo hospital, a população terá acesso a assistência especializada na própria região. O serviço de urgência e emergência em clínica médica, pediatria e cirurgia é a grande porta de entrada do hospital. O foco desse serviço está no paciente com trauma. A moderna unidade de imagens, com funcionamento 24 horas, inclui ressonância magnética, tomografia computadorizada, angiologia, endoscopia digestiva e respiratória, ultrassonagrafias. A saúde da mulher terá espaço especial no hospital. Na Casa de Assistência à Saúde Reprodutiva da Mulher, responsável pela atenção aos casos de risco, serão oferecidos serviços de emergência obstétrica e ainda ambulatórios para gestantes de risco. O objetivo é assistir melhor a mulher e reduzir a mortalidade materna.

No Cariri, as obras do Hospital Regional estão em ritmo rápido. Há sete meses do início dos serviços, 40% já estão prontos. Lá são 209 leitos para atender a população de 1,3 milhão de habitantes de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo com serviços especializados em diversas áreas, a exemplo da cardiologia, tramato-ortopedia, urologia, mastologia e gastroenterologia.


Por Wilson Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário