segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
Infraero responsabiliza Gol por atraso
A íntegra da nota diz o seguinte: "Com relação à nota divulgada pela assessoria de imprensa da empresa aérea Gol, sobre o atraso do vôo 1728, que decolou do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Cumbica, Guarulhos, no último dia 27 de dezembro de 2007, às 23h25, com destino a Natal e com escala em Recife, a Infraero esclarece que o sistema de pistas do Aeroporto de Guarulhos não foi interditado em nenhum momento na última quinta-feira, 27 de dezembro de 2007, conforme justificativa dada pela empresa aérea Gol sobre o atraso. Cabe ressaltar, portando que a responsabilidade pelo atraso em questão é de inteira responsabilidade da empresa aérea Gol".
Água-vivas atacam 140 pessoas em Praia Grande
Queimaduras provocadas por água-vivas atingiram 140 pessoas em Praia Grande, na Baixada Santista. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, foram registrados 81 casos em adultos e 59 em crianças nos prontos-socorros da cidade, entre sexta-feira e este sábado. As praias que mais registraram a presença da espécie marinha foram Gulhermina, Aviação e Ocian.
O secretário adjunto de saúde do município, Adriano Bechara, informou que 95% dos casos não foram graves, e que os 5% restantes são de pessoas alérgicas. No entanto, nenhuma vítima teve choque anafilático, a maior preocupação nesses casos. A orientação médica é que ao entrar em contato com água-vivas, as pessoas não tentem se medicar sozinhas e sigam diretamente para o pronto-socorro.
Dois poloneses morrem afogados em lago
Os homens, de 33 e 34 anos, morreram após a camada de gelo que cobria o lago Kortowskie, no norte da cidade de Olsztyn, romper com o peso deles, segundo declarou o oficial Stanislaw Liszewski.
Emissários partem para operação de resgate de reféns
Emissários de sete países partiram neste sábado da Venezuela em direção à cidade de Villavicencio, na Colômbia, dentro da operação de entrega dos três reféns que a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertará em algum ponto da floresta colombiana.
Quatro aviões, entre eles três aeronaves tipo Falcon, decolaram pouco depois de 15h30 (18h de Brasília) do aeroporto internacional de Maiquetía, perto de Caracas, com os representantes de Argentina, Brasil, Bolívia, Cuba, Equador, França e Suíça.
O avião particular do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, um dos emissários, e os três Falcon, identificados com o logo da Cruz Vermelha, partiram para Villavicencio, a mais de 1.000 quilômetros de Caracas.
O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, se despediu na pista do aeroporto dos delegados internacionais e desejou, em declarações à imprensa, "uma cruzada de boa vontade" para todos.
Em Villavicencio se encontram desde sexta-feira dois helicópteros de resgate venezuelanos, pintados de branco e laranja e com emblemas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que esperam que as Farc revelem as coordenadas exatas da localização dos três reféns para começarem a procurá-los.
As aeronaves chegaram à cidade na primeira fase da missão idealizada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, e autorizada pelo Governo de Álvaro Uribe, para resgatar a ex-candidata à Vice-Presidência colombiana Clara Rojas, seu filho Emmanuel e a ex-congressista Consuelo González.
Acidente no Espírito Santo mata cinco pessoas
Além dos dois motoristas, morreram no acidente Wesley Gomes da Silva, 19 anos, Maria dos Anjos Cardoso, 48 anos e Perpétua Maria dos Santos, 42 anos, todos ocupantes do Peugeot.
Os três feridos ocupavam o Ford Fiesta e são os menores TCN e RFC - netos da motorista Neusa Maria - e o colega Luiz Eduardo Soares Medeiros. Eles estão internados em hospitais de Viana. Os corpos da vítimas fatais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal em Vitória.
Segundo o policial rodoviário Elias Oliveira, que atendeu à ocorrência, o trecho em que ocorreu a colisão não é considerado crítico em matéria de segurança, pois trata-se de uma reta de longa extensão.
General admite que Brasil fez parte da Operação Condor
O Exército brasileiro prendeu militantes montoneros e de outras organizações da extrema-esquerda latino-americana e os entregou aos militares argentinos. "A gente não matava. Prendia e entregava. Não há crime nisso." A afirmação é do general-de-divisão da reserva Agnaldo Del Nero Augusto, um dos primeiros militares brasileiros a romper o silêncio mantido pelo Exército sobre o tema.
Oficial de Cavalaria e ex-integrante nos anos 70 da Seção de Informações do Estado-Maior do 2º Exército, em São Paulo, Del Nero serviu como adido no Paraguai em 1979 e 1980. Nos anos 80, tornou-se o chefe da Seção de Operações do Centro de Informações do Exército (CIE). O general contou ao Estado que, quando o Brasil recebia de um país amigo informações sobre um estrangeiro suspeito que ia entrar no País, o que se fazia era a sua detenção e o seu encaminhamento àquele país.
"Foi o que aconteceu com esses dois italianos", diz. Del Neto se refere ao caso dos ítalo-argentinos Horácio Domingos Campiglia e Lorenzo Ismael Viñas. Campiglia foi preso em companhia de Mônica Suzana Pinus de Binstock no Rio, em março de 1980, no Aeroporto do Galeão. Havia desembarcado de um vôo que vinha da Venezuela. Viñas foi detido em Uruguaiana (RS), em junho de 1980. Eles eram militantes do Montoneros, grupo da esquerda peronista que defendia a luta armada na Argentina.
Documentos mostram que os militares argentinos informaram os brasileiros sobre a chegada dos militantes ao Brasil e receberam autorização para executar a operação no País. "Quando se recebia essa informação, podia ser que o cara estivesse só de passagem ou ele vinha também aqui se incorporar a alguma ação, e a gente não sabia. Então, a prisão dele tinha de ser feita, pois não se sabia o que esse cara pretendia. E como a gente não matava, entregava", contou o general Del Nero.
Ele questionou o objetivo dos ítalo-argentinos, "membros da organização subversivo-comunista Montoneros, ao ingressarem ilegalmente no País". "Que crime há em tê-los prendido?" Campiglia e Vinãs planejavam regressar à Argentina e retomar a ação armada. Presos no Brasil, foram enviados à Argentina e desapareceram, o que levou a Justiça italiana a decretar na semana passada a prisão de 13 brasileiros acusados de envolvimento no caso.
JCR
Segundo o general Del Nero, a ação integrada dos Exércitos do Cone Sul, mais conhecida como Operação Condor, contra os grupos de esquerda era necessária, pois essas organizações se haviam unido menos de um ano depois do golpe que derrubou o presidente Salvador Allende, no Chile, com a fundação, em Paris, da Junta de Coordenação Revolucionária (JCR).
Participavam da junta o chileno Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR, na sigla em espanhol), o argentino Exército Revolucionário do Povo (ERP), o uruguaio Movimento de Libertação Nacional (Tupamaros) e o boliviano Exército de Libertação Nacional (ELN). Segundo o general, o secretário da JCR era o cubano Fernando Luis Alvarez. Assim, a criação da junta levou os Exércitos da América do Sul a reagir. "Mas a participação brasileira na Operação Condor se limitou a colaborar com informações, a treinar agentes estrangeiros e a monitorar subversivos."
Exemplo disso foi o pedido de busca 571/74, enviado pelo CIE a órgãos de segurança de todo o País. Nele, a inteligência do Exército pedia que procurassem informações sobre o soldado argentino Mario Antônio Eugênio Pettigiani. Militante do ERP, ele era acusado de participar do ataque em 1974 à Fábrica Militar de Pólvora, em Córdoba. Pettigiani desapareceu após seqüestrado em Buenos Aires, em 1978.
Em 1976, o CIE difundiu outro pedido de busca, o 036/76, no qual relatava suposta operação da JCR em Tucumán, na Argentina. Os militares estavam atrás de informações sobre "o montonero Ricardo Garrochateguy" e sobre o político argentino Tito Lívio Vidal.
Segundo o CIE, Vidal abastecia os montoneros de Santa Fé com armas. Para tanto, veio ao Brasil e recebeu armas de pessoas ligadas ao Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). O Exército dizia ainda que o ataque ao quartel do Regimento de Infantaria do Monte 29, na província de Santa Fé, havia sido planejado no Brasil. Na ação, em 5 de outubro de 1975, morreram 12 militares argentinos e 16 guerrilheiros. "Os detalhes finais da operação foram discutidos no Brasil, onde, em Foz do Iguaçu, chegara dias antes o líder máximo dos montoneros, Mário Firmenich", registra o documento.
Ronaldinho pode deixar Barça por perda de benefícios fiscais
Ronaldinho Gaúcho está mais perto de deixar o Barcelona. De acordo com a edição deste domingo do jornal El País, o brasileiro quer arrumar outro clube porque perderia importantes vantagens fiscais se continuar Espanha em 2008.
O astro brasileiro e outros 200 atletas estrangeiros possuem uma vantagem fiscal que limita em 24% a taxa de impostos nos salários, que em alguns casos alcançam vários milhões de euros.
O benefício fiscal foi uma medida adotada na Espanha há alguns anos, que tinha como objetivo favorecer a instalação de empresas multinacionais no país. Essa vantagem foi aproveitada pelos jogadores.
No entanto, essa medida só é válida para os primeiros seis anos do estrangeiro na Espanha. Em 2008, Ronaldinho ultrapassará esse limite e pagará mais impostos ao governo espanhol.
Com salário estimado em 7 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões), Ronaldinho, que não vive uma boa fase com a camisa do Barça, teria de pagar uma taxa de 43%.
Por esse motivo, o atleta já estaria estudando outras propostas para 2008. Até o momento, dois clubes já manifestaram interesse em Ronaldinho: Milan e Chelsea.
Sarkozy diz que boicotará a Síria por crise no Líbano
Depois de vários dias de férias em Luxor (sul) e no balneário de Sharm El-Sheikh, nas margens do Mar Vermelho, o chefe de Estado francês chegou à capital egípcia acompanhado de seu ministro das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, para analisar com Mubarak os principais assuntos da região, da crise institucional no Líbano até o processo de paz entre israelenses e palestinos, assim como Darfur e a luta contra o terrorismo.
"Agora é necessário dar provas, chegou o momento da Síria mostrá-las", afirmou o presidente francês. "O Líbano deve ter um presidente, um presidente de consenso", insistiu Sarkozy numa clara mensagem à Síria, a antiga potência tutelar do Líbano.
Por sua parte, Mubarak descreveu o impasse no Líbano como algo perigoso e apelou a Damasco que "use de toda sua influência no Líbano e trabalhe pela reconciliação a fim de que o Parlamento possa eleger um presidente".
"Eu peço à Síria que trabalhe para achar uma solução para esta questão porque ela tem forte influência sobre os partidos em conflito", acrescentou.
Os libaneses estão sem presidente desde a saída do pró-sírio Emile Lahoud no dia 23 de novembro por causa das persistentes divergências entre a maioria anti-síria e a oposição ligada a Damasco e Teerã.
A votação do Parlamento libanês para eleger um presidente foi adiada 11 vezes nos últimos três meses. A próxima tentativa de eleição foi marcada para 12 de janeiro.
Além disso, Sarkozy pediu aos israelenses que dêem os passos necessários para facilitar a criação de um "Estado palestino moderno, democrático e independente" porque seria "a melhor garantia" para sua segurança.
"Disse em várias ocasiões (...) que chegou o momento para Israel dar os passos que permitiriam provar que a paz é possível, o que inclui suspender a colonização, o assentamento de colônias", declarou.
"Nossa posição é constante, ser um amigo fiel não quer dizer ser um amigo complacente", acrescentou.
"Irei a Israel na próxima primavera (hemisfério norte) e direi a meus amigos israelenses que é agora que precisamos dos passos", destacou Sarkozy, antes de informar que também conversará com Mahmud Abbas, o presidente da Autoridade Palestina, para dizer que "o futuro Estado palestino inclui Gaza", atualmente controlada por seus adversários do movimento radical Hamas.
Três presos são assassinados em penitenciária de PE
Uma briga entre detentos deixou o saldo de três mortos neste sábado na penitenciária Barreto Campelo, localizada na região metropolitana de Recife. De acordo com a direção da unidade, Gilberto Augustinho e Gustavo José de Souza foram assassinados pelos demais presos depois de terem executado um terceiro apenado, identificado como Felipe dos Santos Romão. As vítimas foram mortas com golpes de facas artesanais e porretes de madeira.
"Os três tinham uma rixa antiga. O Gustavo teve um primo assassinado pelo Felipe e o Gilberto havia matado um parente do Felipe. Eles se encontraram no presídio e deu no que deu", disse o diretor da unidade, o coronel Geraldo Severiano. Durante todo o dia de hoje, a segurança foi reforçada para garantir a segurança de familiares e presos no último dia de visita do ano. O caso está sendo investigado pela delegacia do município de Paulista.
Flamengo ainda pensa na contratação de Ronaldo
Segundo Kleber, a negociação em nada se assemelha ao empréstimo de Adriano para o São Paulo, pela Inter de Milão.
O projeto é assinar contrato até 2010, para que Ronaldo encerre sua carreira no clube de seu coração. "Depois de sua aposentadoria, queremos que ele se torne um embaixador do Flamengo, principalmente em iniciativas sociais para crianças."
A matemática rubro-negra conta com três empresas ajudando a pagar os altos rendimentos do centroavante, que fez apenas uma partida oficial pelo Milan este ano, sempre às voltas com contusões musculares. "Não faremos loucuras. Iremos pagar um salário na realidade do futebol brasileiro", garante Ricardo Hinrichsen, diretor de marketing. "A diferença para o que o Ronaldo recebe atualmente seria compensada pelos contratos de direito de imagem com empresas importantes, que pretendem entrar no mercado asiático, principalmente". Assim, excursões anuais à Ásia fazem parte do planejamento.
Ricardo também confessa que a performance em campo do maior artilheiro da história das copas do mundo não é fator preponderante. "Seu desempenho é importante, mas o seu nome por si só já geraria um retorno muito maior que o investimento que faríamos". O próprio fato da diretoria rubro-negro ter alardeado o interesse faz parte da estratégia para atrair investidores para a empreitada.
"Muitas empresas já nos procuraram interessadas em trazer o Ronaldo, mesmo antes de termos divulgado nossas intenções", conta Hinrichsen, que aproveitou para criticar a diretoria do São Paulo pelo empréstimo de Adriano. "Foi um péssimo negócio. Eles vão engordar o boi e depois devolvê-lo, recuperado, sem ganhar nada por isso. Queremos o Ronaldo em definitivo".
Após morte de O'Donnell, jogos do Motherwell são adiados
O'Donnell, de 35 anos, desmaiou em campo no final do confronto contra o Dundee United. Ele foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu.
O Motherwell deveria enfrentar na próxima quarta-feira, dia 2 de janeiro, o Hibernian. Depois, o clube jogaria contra o Celtic Glasgow, no domingo, dia 6.
"Para qualquer um de nós, é impossível ir ao campo de treinamento ou a um estádio de futebol neste momento", conta Mark McGhee, técnico do Motherwell, que visitou a família de O'Donnell (sua mulher e seus quatro filhos).
Vários torcedores também apoiaram os familiares e prestaram homenagem ao atleta em frente ao estádio do Motherwell.
Maria Sharapova vence exibição em Cingapura
Sharapova aplicou 6-0 e 7-6 (12-10) sobre a compatriota, que por pouco não jogou devido a dores na mão esquerda, amarradas em um assalto na sua casa de campo perto de Moscou há 12 dias.
As duas partem agora para um torneio-exibição em Hong Kong, no início do mês.
Fortaleza goleia em último amistoso da pré-temporada
A equipe do Fortaleza encerrou sua pré-temporada na cidade de Paracuru nesse sábado, no estádio Ribeirão, com um amistoso contra o Colossal (time local) e se despediu da melhor forma possível, ao golear o adversário, por 5 a 0.
Os destaques da partida foram justamente os que balançaram as redes. O zagueiro Lucas, último contratado, abriu o marcador aos 16 minutos da etapa inicial. No segundo tempo, os atacantes deram o ar da graça e também brilharam.
O experiente Rômulo, ex-Ceará, fez dois, logo a um minuto e aos 18. O jovem Osvaldo, que cada vez mais vai ganhando a confiança do técnico Silas, fechou o marcador também com dois tentos, aos 33 e a 43.
O treinador leonino gostou do bom futebol apresentado pela sua equipe e usou o duelo para testar vários jogadores. O time atuou com: Tiago Cardoso (Douglas); Michel, Juninho, Lucas (Romário) e Guto (Pedrinho); Dude (Válter), Rogério (Leandro), Juninho Cearense (Ueverton) e Márcio Azevedo; Rômulo (Cleiton) (Alemão) e Osvaldo.
Após o amistoso, todo o elenco ganhou folga e só retorna aos treinamentos no dia 2, no Estádio Alcides Santos, no Pici. O Fortaleza, que é o atual campeão cearense, estréia no Campeonato Estadual, no próximo domingo, contra o Uniclinic, no Estádio Presidente Vargas.
Ceará não tem folga no fim de ano
Se para muitos as festas de fim de ano são comemoradas como muita comida e bebida, para os jogadores do Ceará o lema é totalmente diferente. Durante o Natal, o grupo já havia trabalhado normalmente sem descanso, e nesta virada de 2007 para 2008, o champanhe será trocado por muito suor.
Neste domingo, enquanto o rival Fortaleza e a maioria dos outros times do Campeonato Cearense descansa até o dia 2, os atletas do Vozão treinam em dois períodos no Estádio Carlos de Alencar Pinto.
Na segunda-feira, a programação é a mesma, somente na terça-feira, dia 1, o grupo treinará no turno da tarde. O motivo de tanta atividade é recuperar o tempo perdido em relação aos outros clubes. O Ceará foi o time que começou sua pré-temporada com maior atraso, dia 18 de dezembro, com apenas 11 jogadores.
Durante os últimos dias, o restante do grupo e os novos reforços foram chegando, assim a comissão técnica com o aval do preparador físico Joelton Urtiga resolveu aplicar uma carga maior de exercícios para deixar o elenco, pelo menos com 70% de condições de estrear no Estadual.
O Ceará, que deverá fazer um amistoso na próxima quarta-feira, no Estádio Presidente Vargas, faz seu primeiro jogo no Campeonato Cearense no dia 5, sábado, contra o Horizonte, fora de casa.
Entrega de reféns das Farc volta a ser adiada
A operação de resgate dos três reféns que seriam libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) voltou a ser adiada e não cumprirá o prazo estipulado para sua conclusão, que terminou na tarde deste domingo, 30.
A informação é do ex-ministro venezuelano Ramón Rodríguez Chacín, o escolhido do presidente Hugo Chávez para coordenar a missão. Segundo ele, a guerrilha ainda não apontou o local para o qual os helicópteros da Cruz Vermelha deverão ser enviados para receber os cativos.
Mais cedo, representantes dos governos colombiano e argentino deram declarações semelhantes. Eles alegaram problemas logísticos como o motivo para o cancelamento da operação, o que pode estar relacionado com a falta de informações sobre o local do resgate.
"O tempo não nos permite iniciar a operação e conclui-la hoje mesmo (domingo)", afirmou um funcionário do governo colombiano que está em Villavicencio, cidade que é base da operação. "O ex-ministro venezuelano Ramón Rodríguez Chacín ainda não chegou e, como ele não está aqui, não podemos iniciar a operação", explicou.
A Colômbia chegou a autorizar a entrada no país de um avião com o ex-ministro, desencadeando especulações de que Chacín já teria recebido as coordenadas. Além de descartar os boatos, o ex-ministro, que ainda está na Venezuela, disse na entrevista que irá embarcar para Villavicencio assim que receber a informação.
Desde a tarde de sexta-feira, 28, dois helicópteros venezuelanos com emblemas da Cruz Vermelha aguardam na cidade colombiana de Villavicencio pelas informações sobre o local em que os reféns serão libertados. Temendo que o Exército colombiano intervenha na operação, os guerrilheiros ficaram de informar o local do resgate diretamente a Chacín, que retransmitiria as coordenadas apenas aos pilotos dos aparelhos.
As Farc prometem entregar os três reféns ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que após semanas intermediando as negociações entre os guerrilheiros e Bogotá foi retirado das negociações pelo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. Os três escolhidos são a deputada Consuelo González, seqüestrada em 2001; Clara Rojas, assessora da ex-candidata à vice-presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, ambas seqüestradas em 2002; e seu filho Emmanuel, nascido no cativeiro há três anos. Após batizá-la de Operação Transparência, Chávez decidiu chamar a missão de Emmanuel, em homenagem ao menino.
Atacante Adriano sofre acidente no Rio, mas passa bem
O jogador Adriano, recém contratado pelo São Paulo, envolveu-se num acidente na madrugada desta segunda-feira na Avenida Sernambetiba, na Barra da Tijuca. O atacante, que estaria dirigindo em alta velocidade, perdeu a direção de seu Audi e bateu no meio-fio.
Desgovernado, o veículo atingiu outros três carros - um Polo, um Ford Ka e um Palio. Segundo testemunhas, o jogador deixou o local do acidente num táxi. Os motoristas fizeram um "acordo amigável" com o jogador e não registraram queixa na delegacia da Barra. Ninguém ficou ferido.
Adriano chegou ao São Paulo em novembro, para realizar tratamento físico e psicológico. Na Itália, o jogador estava enfrentando muitos problemas na Inter de Milão por causa de seu comportamento fora de campo, principalmente em festas.
Em seu discurso no São Paulo, Adriano tinha dito que perdeu um ano de sua vida por causa dos problemas na Itália. O jogador, que assinou com o clube do Morumbi por seis meses (jogará a partir de janeiro), também havia afirmado que esperava começar uma vida nova em seu retorno ao Brasil.
IPCA para 2008 sobe de 4,25% para 4,30%
O relatório Focus com projeções do mercado para os indicadores econômicos, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, trouxe a sexta elevação consecutiva na expectativa para a alta do IPCA em 2007. A mediana subiu de 4,35% para 4,36%. Há quatro semanas, este número era de 3,96%. A tendência de alta também foi apontada nas projeções para 2008, cuja mediana subiu de 4,25% para 4,30%. Nesse caso, o dado era de 4,10% há quatro semanas.
A projeção suavizada para IPCA nos próximos 12 meses seguiu tendência contrária e caiu de 4,32% para 4,30%. Quatro semanas antes, estava em 3,96%. Entre as instituições do Top 5 do Banco Central (as que têm o maior acerto nas projeções), a mediana para IPCA em 2007 e 2008 permaneceu estável em 4,32% e 4,20%, respectivamente.
Para o mês de dezembro, o mercado elevou a mediana do IPCA de 0,64% para 0,66%. Quatro semanas antes, esse número estava em 0,35%. Para janeiro de 2008, foi mantida a expectativa de 0,48%. Há quatro semanas, esse número estava em 0,42%.
Aberta nova cratera perto da Estação Pinheiros do Metrô
Uma nova cratera se abriu na região da futura Estação Pinheiros do Metrô, na zona oeste de São Paulo. Técnicos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da Subprefeitura de Pinheiros e do próprio Metrô investigam a origem do buraco, que tem um metro de profundidade e 1,5 metro de largura e apareceu na faixa central da Rua Eugênio de Medeiros, na altura da rua Paes Leme. A área está interditada desde a madrugada desta segunda-feira.
Segundo a Sabesp, no local há uma rede de esgoto e será preciso investigar a causa do afundamento da pista. Os trabalhos devem começar nesta segunda-feira e a rua vai permanecer bloqueada ao tráfego. Conforme a Sabesp, ainda não é possível saber se o solapamento teria sido provocado por algum reflexo das obras do metrô ou por outra razão. No início de 2007, uma cratera surgiu no fim da Rua Capri, que fica próxima da área onde apareceu esse outro buraco. Sete pessoas morreram.
Senado quer ouvir general que admitiu Operação Condor
O senador ficou indignado com as declarações de Del Nero sobre a participação brasileira na operação: "Que ele venha a público dizer isso. O que se fez foi entregar pessoas para a morte. Acabo de ver a história de um caminhão que enchiam de judeus, na Alemanha, e funcionava como uma câmara de gás. E o motorista disse que só dirigia." Para Cristovam, a declaração do general "é de mau gosto, cínica e desrespeitosa". Del Nero, que integrou a Seção de Informação do Estado-Maior do 2º Exército, nos anos 70, disse ao Estado que os militantes de esquerda eram apenas presos no Brasil: "A gente não matava. Prendia e entregava. Não há crime nisso."
"Há crime, sim", reagiu o ex-deputado e advogado de presos políticos Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP). "Ele acha que está isento de culpa, mas não está. Se o Exército de outro país matou, o Exército brasileiro concorreu para a prática do crime. Além disso, foram ações totalmente clandestinas e ilegais e, portanto, criminosas."
Em Porto Alegre, o fundador do Movimento Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke, destacou que até hoje nenhuma autoridade militar tinha falado abertamente sobre o assunto: ''São revelações importantes. Abrem uma fresta, pela qual começamos a visualizar com mais clareza o que aconteceu nos anos da ditadura - especialmente a colaboração das Forças Armadas com suas congêneres de países vizinhos, na Operação Condor'.
Paulinho da Viola é assaltado e atriz escapa de arrastão
Já a atriz escapou de um arrastão na Linha Amarela, que liga a zona oeste à região central do Rio. Helena passou por quatro homens armados que estavam tentando parar os carros. "Meu primeiro movimento foi de parar, mas quando vi que eram apenas pistolas, me abaixei e acelerei o carro", disse a atriz que conseguiu furar o bloqueio dos bandidos graças ao carro blindado.
Marcas de bala ficaram no veículo. "É um absurdo que paguemos impostos altos e não tenhamos segurança suficiente para impedir esta violência que está em todo lugar e já está sendo banalizada pela sociedade. Se eu não tivesse um carro blindado, privilégio de poucos no País por causa do alto custo desta vantagem, eu poderia nem estar aqui agora", reclamou a atriz. Ela ainda relatou que, após se distanciar dos bandidos, chegou a ver um veículo preto passar pelo seu carro bastante depressa, o que a fez imaginar que poderia ter sido um carro roubado num arrastão. Helena foi a única a registrar o arrastão, segundo a polícia.
domingo, 30 de dezembro de 2007
Indústrias devem ter começo de ano aquecido em 2008
Agência Estado
Batalha deixa 20 guerrilheiros mortos no Sri Lanka
A informação partiu de uma fonte do Exército que falou sob anonimato. Segundo a fonte, nenhum soldado perdeu a vida no choque. O porta-voz dos rebeldes, Rasiah Ilanthirayan, não pôde ser encontrado para confirmar a informação.
Agência Estado
Oposição do Quênia proclama-se vencedora das eleições
Agência Estado
Dois travestis são assassinados no Rio
Agência Estado
Policial federal será novo secretário de Segurança do PA
Agência Estado
Águas-vivas atacam 255 pessoas na Praia Grande
O POVO
Bin Laden diz que EUA buscam controlar petróleo iraquiano
Agência Estado
Sem coordenadas das Farc, resgate de reféns é adiado
Agência Estado
Infraero responsabiliza Gol por atraso
O POVO
Acidente no Espírito Santo mata cinco pessoas
Agência Estado
sábado, 29 de dezembro de 2007
Brasília fica em alerta para suspeita de febre amarela
Promotora acusa ex-secretários de sucatear Ciopaer
GESTÕES
Administradores enfrentaram crises
Cândido Vargas Freire
O general ocupou a chefia da Segurança Pública do Ceará por duas vezes. Foi nomeado para o cargo pelo então governador Tasso Jereissati. Enfrentou vários problemas à frente do órgão. O principal deles foi a greve de policiais, em 1997
Wilson Nascimento
Delegado da Polícia Federal, foi nomeado para o cargo pelo então governador Lúcio Alcântara. No comando da Segurança Pública, enfrentou o episódio em que um grupo de policiais militares foi acusado de matar assaltantes de farmácias.
Diário do Nordeste
Número de mortos por desabamento sobe para 33
Agencia Estado
Bhutto morreu após ser baleada
Agencia Estado
Flamengo tenta a contratação de Tardelli
Agência Estado
Tenistas criticam novo piso do Aberto da Austrália
Agencia Estado
Água-vivas atacam 140 pessoas em Praia Grande
Agencia Estado
Diesel pode subir até R$ 0,02 com adição de biodiesel
Agência Estado
Traficante chefe de facção pode ter sido morto pela polícia
Agência Estado
Romário aprova retorno de Edmundo ao Vasco
Agência Estado
Corrida de São Silvestre terá participação recorde em 2007
Agência Estado
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Governo do Ceará e Funasa celebram convênios de R$ 14 milhões para o Estado
Com as presenças do governador Cid Gomes e do presidente da Funasa, Danilo Forte, nesta sexta-feira (27/12), às 9h30 min, no Palácio Iracema, serão assinados três convênios nas áreas de saneamento básico e ambiental. O valor dos investimentos totaliza R$ 14 milhões.
O primeiro convênio refere-se a investimentos na área de saneamento rural com abastecimento de água/esgotamento e melhorias sanitárias domiciliares. A ação beneficia cerca de 3.950 famílias em 33 municípios cearenses.
O segundo diz respeito à elaboração de projetos técnicos de saneamento nas bacias receptoras de integração com o Rio São Francisco, com ações de abastecimento de água e esgotamento sanitário, onde 24 municípios do estado receberão o benefício. No PAC da Funasa estão previstas ações de esgotamento sanitário e abastecimento de água para municípios da calha do Rio São Francisco, da sua bacia hidrográfica e da área de integração, ou seja, municípios nordestinos que serão beneficiados pela transposição de águas do rio.
O terceiro convênio se destina ao plano de gestão integrada das respectivas obras para a formalização de consórcios públicos (termo de cooperação técnica).
Os municípios beneficiados pelos convênios para saneamento rural serão: Aiuaba, Apuiarés, Arneiroz, Banabuiú, Catunda, Choró, Crateús, Ibaretama, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Paracuru, Parambu, Pedra Branca, Pentecoste, Poranga, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Solonópole, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Trairi e Umirim.
Para os convênios das bacias receptoras de integração do Rio São Francisco os municípios atendidos serão: Abaiara, Alto Santo, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Cedro, Ipaumirim, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jardim, Jati, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Orós, Penaforte, Porteiras, Quixelô e Umari.
Na ocasião será apresentado o programa de revitalização da Bacia do Maranguapinho/Cocó. O projeto, previsto no PAC, prevê a urbanização da área (Região Metropolitana de Fortaleza), incluindo a remoção de 23 mil famílias moradores das áreas de risco.
Convênios:
- Plano de Saneamento Ambiental da Região do Cariri Central
- Projeto Executivo do Aterro Sanitário do 'Crajubar'
- Projeto Executivo do Aterro Sanitário do Crato
- Projeto Executivo do Aterro Sanitário de Sobral
- Projeto Executivo do Aterro Sanitário de Camocim
- Projeto Executivo do Aterro Sanitário de São Benedito
Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado
David Uchoa (imprensa@gabgov.ce.gov.br / 3101.6247)
Retificação – Lançamento Ronda do Quarteirão
Informamos o novo cronograma de lançamento do programa Ronda do Quarteirão, a partir desta sexta-feira (28/12):
28/12/07 – Carlito Pamplona
Local: Av. Pasteur (Pirambu)
Horário: 20 horas
29/12/07 – José Walter
Local: III Etapa – Praça da Caixa D'água
Horário: 20 horas
30/12/07 – Edson Queiroz
Local: Rua Vereador João Batista Barbosa – Praça da Justiça do Dendê
Horário: 20 horas
Mais Informações:
Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado
Priscila Teixeira (imprensa@gabgov.ce.gov.br / 3101.6247)
www.ceara.gov.br
Abertas as inscrições para a Capital Brasileira da Cultura 2009
A partir de 2 de janeiro e até 31 de maio de 2008, estará aberto o prazo para inscrição de candidaturas das cidades que desejem concorrer ao título de Capital Brasileira da Cultura 2009.
O Projeto CBC é uma iniciativa com abrangência nacional, implementada pela Organização Capital Brasileira da Cultura, e está aberto à participação de todos os municípios do Brasil. Tem a finalidade de eleger anualmente uma cidade brasileira com o título de Capital Brasileira da Cultura e conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Ministério do Turismo, da Unesco e de diversas entidades nacionais e internacionais. Os objetivos são: valorizar e promover a cultura brasileira em todas as suas formas de expressão; contribuir para que haja um maior conhecimento da identidade e diversidade cultural do Brasil; colaborar nos processos de integração nacional e de inclusão social através da cultura.
De acordo com o regulamento do projeto, a cidade que quiser participar deverá apresentar o formulário de candidatura à ONG CBC, através de uma carta do prefeito.
A seleção das candidaturas deverá ser feita por uma comissão julgadora formada pelos órgãos e entidades que apóiam o projeto. Em 30 de junho de 2008 será eleita a cidade que receberá o título de Capital Brasileira da Cultura 2009, a quarta da história do projeto, após Olinda 2006, São João del-Rei 2007 e Caxias do Sul 2008. A cidade eleita deverá desenvolver durante o ano de 2009, o programa de atividades culturais proposto na candidatura e receberá recursos do Ministério da Cultura para aplicação em projetos que visem a criação e ou recuperação de espaços culturais.
Para mais informações consultar o site www.capitalbrasileiradacultura.org ou através do e-mail info@capitalbrasileiradacultura.org
Divulgação: ONG CBC (28/12/07)
www.capitalbrasileiradacultura.org
Brasil ocupa sexto lugar na economia mundial
Esse salto se deve à nova avaliação. Em vez de utilizar a medida cambial, ou seja, converter o PIB em dólares, foi usada a paridade do poder de compra, que expressa os valores das moedas locais. Dessa forma, segundo o Bird, "os números refletem o valor real de cada economia, com as diferenças sendo corrigidas em níveis de preços sem que sejam afetadas por movimentos transitórios de taxas cambiais".
Ainda segundo o Bird, pelos novos eferentes a China, em vez do quarto lugar na economia mundial, passou ao segundo posto. A economia mundial produziu US$55 trilhões em mercadorias e serviços em 2005, sendo quase 40% deste valor oriundos de países em desenvolvimento. Pouco mais de 20% vêm de China, Índia, Rússia, Brasil e México. Os EUA continuam no topo do ranking, mas com uma economia menor. Enquanto pelo sistema cambial o país tem o equivalente a 28% do PIB mundial, pela paridade, tida como mais realista, tem 23%.
O Bird também fez o ranking do PIB per capita. Ele é liderado por Luxemburgo, Qatar, Noruega, Brunei e Kuwait. Na lanterna estão Congo, Libéria, Burundi, Zimbábue e Guiné-Bissau.
Agência Informes (www.informes.org.br)
Al-Qaeda se responsabiliza pela morte de Bhutto, diz agência
Um dos líderes da Al-Qaeda no Afeganistão, Mustafá Abu al-Yazid, reivindicou nesta sexta-feira a responsabilidade pelo atentado que vitimou a ex-primeira-ministra do Paquistão, Benazir Bhutto, segundo a agência de notícias Adnkronos International (conhecida como AKI).
Coube ao "nº 2" da organização terrorista, o egípcio Ayman al-Zawahiri, o desejo de matar Bhutto.
A líder oposicionista Benazir Bhutto foi sepultada durante a manhã no mausoléu da família, em Garhi Khuda Baksh, sua cidade natal. O primeiro-ministro interino do Paquistão, Mohammedmian Soomro, afirmou hoje que o governo não tem planos de adiar as eleições parlamentares em decorrência do assassinato da ex-primeira-ministra, que era candidata ao pleito.
As eleições estão marcadas para 8 de janeiro. "Por enquanto, o cronograma permanece mantido", afirmou o vice-premier, acrescentando que uma eventual mudança só ocorreria mediante acordos com todos os partidos políticos.Agência Estado / Portal Verdes Mares
A contagem regressiva para a missão de libertação de reféns começou
A missão para libertar os três reféns das Farc teve sua contagem regressiva iniciada com a chegada à Venezuela dos avalistas internacionais e familiares dos seqüestrados.
A operação, que tem o apoio da Cruz Vermelha Internacional, da França, da Suíça, do Brasil e outros cinco países latino-americanos, deve trazer de volta para a Colômbia a ex-candidata à vice-presidência Clara Rojas, 44 anos, seu filho Emmanuel, 3, e a ex-congressista Consuelo González, 57.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) decidiram entregar os três ao presidente venezuelano Hugo Chávez em desagravo pela decisão do governo de Bogotá de interromper a mediação que até então vinha sendo feita.
A missão começará quando helicópteros destinados a receber os três reféns decolarem da Colômbia às 15H00 local (17H30 Brasília) desta sexta-feira, conforme Chávez anunciou na quinta-feira.
"Nesta sexta-feira, aproximadamente às 3 da tarde, os helicópteros partirão com suas tripulações, incluindo um aparelho adaptado com equipamentos médicos. Será a ponta da operação", disse Chávez à imprensa no Palácio de Miraflores, em Caracas.
Chávez disse que o comboio partirá do aeroporto de Santo Domingo, no estado de Táchira, perto da fronteira com a Colômbia, 650 km ao sudoeste de Caracas, com destino à cidade colombiana de Villavicencio, 100 km ao leste de Bogotá e com forte presença da guerrilha.
Dentro do plano que Chávez estabeleceu com as Farc e que recebeu a aprovação do presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, os helicópteros decolarão em seguida de Villavicencio para buscar os três reféns.
Em Villavicencio o delegado de Chávez para a operação, o ex-ministro do Interior, Ramón Rodríguez Chacín, receberá as coordenadas do ponto em meio à selva para o qual voarão os helicópteros para receber os reféns, dados que só serão comunicados aos pilotos venezuelanos.
Na quinta-feira começaram a chegar à Venezuela os delegados internacionais que acompanharão a operação, entre eles o ex-presidente argentino Néstor Kirchner e o chanceler Jorge Taiana, assim como o assessor da presidência brasileira para assuntos internacionais Marco Aurélio Garcia.
Também acompanhará a caravana a senadora colombiana Piedad Córdoba, que, junto com Chávez, mediou as negociações para a troca humanitária.
Chávez destacou ainda que nesta sexta-feira chegarão à Venezuela dois delegados da Cruz Vermelha Internacional, assim como o alto comissário para a paz do governo de Bogotá, Luis Carlos Restrepo.
A mãe e o irmão de Clara Rojas, assim como as duas filhas de Consuelo González, chegaram a Caracas na noite de quinta-feira, acompanhadas de familiares de outros reféns e guerrilheiros presos.
A Colômbia anunciou que a operação deve terminar "no mais tardar às 18H59 (23H59 GMT) de domingo", mas Chávez descartou que se tenha fixado um prazo para cumprir a missão.
AFP
Ronaldinho e Zambrotta com um pé no Milan
Ano novo, casa nova. Segundo a edição desta sexta-feira, 28, do diário espanhol "Marca" o brasileiro Ronaldinho Gaúcho deu mais um passo para deixar o Barcelona.
O jornal alerta que o atacante está seduzido com um suposto interesse do Milan pelo seu futebol para a próxima temporada. Ainda segundo a edição, o time italiano já teria contactado o brasileiro, que está de férias em Porto Alegre. A negociação seria concretizada até o início de 2008.
Ronaldinho Gaúcho, que chegou ao clube em 2003, tem contrato com o Barcelona até junho de 2010 e a cláusula de rescisão de seu contrato é de 125 milhões de euros (cerca de R$ 320 milhões).
Outro jogador que estaria de saída do Barça e poderia ser envolvido na neogiação, é o lateral-direito Zambrotta. O italiano contratado na última temporada do Juventus está encostado na equipe do técnico Frank Rijkaard.
LANCEPRESS!
Saída de Glória Maria mostra crise no 'Fantástico'
A Globo resolveu adotar a tática do silêncio quando o assunto é a crise no Fantástico. O mais recente capítulo da história, a misteriosa saída da apresentadora Glória Maria da atração, tem poucas explicações e muita gente evitando falar no assunto.
Glória, que anunciou ontem via Globo que estava deixando o programa após dez anos, alegou, para o espanto de muitos, que o estava fazendo porque resolveu tocar sua carreira de cantora. A bom entendedor a alegação da jornalista basta para saber que há algo bem mais sério que justifique a saída de uma de suas marcas registradas. Cantora? Desde quando Glória Maria canta? E ela não pode tocar as duas carreiras simultaneamente, uma vez que ainda não é uma intérprete famosa?
A Globo não quer falar sobre o assunto. Diz que todos os seus diretores estão sobrecarregados no momento e não podem dar entrevista. Glória sumiu. Sua assessoria garante que ela viajou e não pode ser localizada.
A emissora só divulga notas oficiais sobre o assunto. Informa apenas que nos próximos dois anos Glória Maria, "que mantém seu vínculo com a TV Globo, se dedicará a atividades que vinham sendo adiadas por falta de tempo. Entre os projetos a serem desenvolvidos, Gloria conta que pretende escrever um livro, se dedicar às aulas de canto e fazer viagens de lazer", diz a nota.
Em outra nota oficial distribuída pela emissora nesta quinta-feira, 27, informa que neste domingo, 29, Glória será substituída pela apresentadora Renata Ceribelli, mas que a titular será a jornalista Patricia Poeta, que vivia em Nova York vai assumir a apresentação do programa e em 6 de janeiro, ao lado de Zeca Camargo.
Mas há quem acredite que além de Glória, Zeca Camargo também pode deixar o Fantástico que, com seu silêncio, mostra que a crise ainda vai longe.
Agência Estado
Sem CPMF, governo cria novo mecanismo de fiscalização
Com o fim da CPMF, o governo criou nesta sexta-feira, 28, outro instrumento de fiscalização com base na movimentação financeira dos contribuintes. A Receita Federal baixou norma exigindo que as instituições financeiras repassem semestralmente ao fisco informações sobre as operações financeiras realizadas por clientes pessoa física que ultrapassem R$ 5 mil. As informações de operações feitas por empresas terão que ser encaminhadas quando ultrapassarem R$ 10 mil.
A regra vale para cada modalidade de operação financeira. Os bancos terão que identificar os titulares das operações pelo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Apesar da obrigação de envio das informações ser semestral, as movimentações terão que ser discriminadas mês a mês.
A norma foi estabelecida com base na Lei Complementar 105 que trata do sigilo das operações de instituições financeiras, para criar outro instrumento de fiscalização. A medida vale a partir de janeiro de 2008, quando a CPMF não poderá mais ser cobrada.
Sem imposto do cheque, o Fisco teve que buscar uma solução alternativa, pela Lei Complementar 105, para conseguir continuar tendo acesso à movimentação bancária dos contribuintes e substituir o papel que a contribuição cumpre hoje para farejar indícios de sonegação e evasão fiscal. Uma das principais armas do Fisco para pegar sonegadores, a CPMF garantiu nos últimos 5 anos que R$ 41 bilhões fossem cobrados de empresas e pessoas físicas que sonegaram ou pagaram indevidamente seus impostos.
A decisão da Receita dá munição a vários críticos da CPMF, para quem sua prorrogação não era necessária nem mesmo para fiscalização. Durante as negociações para prorrogar o tributo, seu caráter fiscalizador foi sempre levantado como prioritário pelo governo. A Receita Federal ainda não explicou os detalhes da Instrução Normativa (IN) publicada nesta sexta no Diário Oficial da União.
Agência Estado
Alerta para cuidados na hora de escolher transporte terrestre
Neste período de festas de fim de ano e férias, a demanda pelos transportes terrestres aumenta e com isso, muitas vezes o usuário não tem a cautela de verificar se realmente o veículo está devidamente autorizado para fazer esse tipo de transporte.
A observação é do superintendente de Serviços de Transportes de Passagens da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), José Antônio Schimidt, ao comentar o hábito de muitos usuários de viajar no chamado transporte clandestino, que geralmente não se submete à fiscalização e nem sempre transita dentro das normas de segurança.
“A Agência sempre faz um apelo para o usuário certificar-se de que o transporte no qual ele pretende viajar está devidamente cadastrado. O grau de segurança de um ônibus que faz um transporte regular é infinitamente maior do que o clandestino”, disse o superintendente, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Radio Nacional.
Segundo Schimidt, antes dos ônibus saírem do terminal, uma equipe de fiscalização da ANTT faz uma vistoria de tudo que é obrigatório em termos de segurança, como pneus e extintor de incêndio. Nos transportes clandestinos não existe a mesma preocupação, o que não garante a segurança aos passageiros.
A agência tem um corpo de fiscais, com 250 profissionais espalhados pelo Brasil. Scimidt reconheceu que o número é insuficiente para cobrir toda a malha rodoviária, mas ele informou que a ANTT tem convênios para auxiliar na fiscalização, verificando os transportes regulares e combatendo a clandestinidade. O convênio principal é com o Departamento de Polícia Rodoviária Federal.
“Ocorre que a fiscalização tem seus determinados pontos e os transportes clandestinos mudam a rota para fugir da fiscalização.”
Para o superintendente, o que leva os passageiro a escolherem os trasportes irregulares é a questão do valor cobrado, que é inferior. “Se nós fizermos uma comparação entre um transporte regular, que está sujeito a uma série de exigências legais, as vezes a tarifa cobrada é superior a um pacote feito por um veículo em que não tem esses compromissos e muitas vezes existe até sonegação.”
Os usuários de trasportes terrestres podem verificar se o veículos que vai contratar está devidamente cadastrado na ANTT, na página da Internet, www.antt.gov.br.
Agência Brasil
Prefeita acerta reforço de segurança com Secretário
"Vamos fazer o maior e mais bonito réveillon dessa cidade. E pode ter certeza: Ano que vem, vamos ser o primeiro do Brasil", afirmou, nesta sexta-feira, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, que se reuniu com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro, para acertar detalhes finais do esquema de segurança da festa.
A reunião ocorreu no gabinete da prefeita (Bairro Vila União) e envolveu representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Luizianne confirmou o uso de câmeras de vídeo para monitorar toda a área do aterro da Praia do Ideal, local do réveillon, e o entorno do local.
Serão mobilizados 1.200 homens (PM, Polícia Civil, Guarda Municipal e seguranças particulares) para garantir a tranqüilidade das 450 mil pessoas que, segundo as estimativas da prefeitura, deverão assistir aos show de Falcão, Paralamas do Sucesso, bateria da Mangueira e Alcione.
"O Secretário Roberto Monteiro nos garantiu total apoio", afirmou Luizianne, acrescentando que o Serviço de Inteligência da Polícia também estará mobilizado. Esse detalhe é fundamental e sinaliza para um recado: é mais uma providência contra possíveis arrastões.
Já o secretário prometeu não somente reforço de efetivo, mas equipe do Ronda do Quarteirão nas imediações e grupo do Batalhão do Choque.
Promotora entra com ação civil pública contra dois ex-Secretários
A promotora de justiça de Defesa do Patrimônio Público, Elaine Maciel, acaba de promover ação civil pública, por atos de improbidade administrativa, contra os ex-secretários da Segurança Pública do Ceará Cândido Vargas Freire (Governo Tasso Jereissati) e Wilson Nascimento (Governo Lúcio Alcântara) e os coronéis PM Herdez Antonio de Irand e Zenor Ribeiro da Costa, estes ex-diretores do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Os quatro foram includios nos artigos 10 (inciso X,) e 11 (incisvo I e II) da lei 8.429/92, de improbidades.
A ação civil pública se baseia em inquerito civil instaurado há oito meses, no que concluiu que esses ex-dirigentes do setor público seriam responsáveis principalmente por omissão no que diz respeito à situação de sucateamento de aeronaves do Ciopaer. O caso grave envolve o helicóptero Águia I, que durante cinco anos ficou abandonado no pátio da corporação, sem manutenção portanto, o que causou um prejuizo para os cofres do Estado da ordem de R$ 1,3 milhão. A aeronave poderia ter sido recuperada por R$ 250 mil, mas em razão do estadso em que foi deixada, acabou recuperada agora por R$ 1,360 mil pela nova direção do Centro.
A ação foi distribuida para a Vara da Fazenda Pública e, a partir de agora, os envolvidos serão citados. A promotora pede também a indisponibilidade dos bens de todos os envolvidos até o valor do prejuízo causado ao Estado pela omissão.
Ceará planeja amistoso a três dias do Estadual
Depois do susto de encontrar apenas 11 jogadores na apresentação do elenco do Ceará no Estádio Carlos de Alencar Pinto, no último dia 18, o técnico do Heriberto da Cunha, enfim, poderá realizar um teste para avaliar seu grupo.
A diretoria do clube alvinegro planeja para a próxima quarta-feira um amistoso contra a equipe dos sindicatos dos atletas do Estado, no Estádio Presidente Vargas, faltando três dias para a estréia do time no Campeonato Cearense, contra o Horizonte, fora de casa.
Com 21 jogadores, sendo quatro goleiros, treinando atualmente em Porangabuçu, o treinador do Vozão espera, pelo menos, dar ritmo de jogo ao grupo.
"Precisamos ver como estão. Nosso primeiro confronto no Estadual está em cima e esse amistoso será de grande utilidade para nós analisarmos todo o elenco. Os jogadores ainda não estão cem por cento e isso vai demorar um pouco, mas servirá para dar ritmo de jogo", disse Heriberto da Cunha, que após as festas natalinas se reapresentou nesta sexta-feira, de manhã, no Estádio Vovozão.
LANCEPRESS!
Fortaleza faz segundo teste na pré-temporada
Faltando nove dias para a sua estréia no Campeonato Cearense, a equipe do Fortaleza fará nesta sexta-feira seu segundo amistoso durante a pré-temporada, que ocorre na cidade de Paracuru, desde 17 de dezembro.
O Tricolor, que venceu o Coréia (time local), por 3 a 0, no primeiro teste, faz jogo-treino com a equipe do Trairiense, que disputou a Terceira Divisão do Campeonato Cearense, no Estádio Zezão, às 15h30min, na cidade litorânea de Paraipaba.
O técnico Silas, que gostou do rendimento dos jogadores no amistoso anterior no sábado passado, não poderá contar com o meia Simão, que foi liberado pela diretoria por causa da morte de sua mãe. O treinador, no entanto, deverá utilizar vários jogadores da equipe sub-18, que atuará na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a partir do próximo fim de semana.
Nesse sábado, o Fortaleza realiza o seu terceiro amistoso e se despede da cidade de Paracuru. O elenco ganhará folga de três dias e retorna aos trabalhos no dia 2 no Estádio Alcides Santos visando à estréia no Estadual contra o Uniclinic, dia 5, no Presidente Vargas.
LANCEPRESS!
Tite é o mais cotado para assumir o Coritiba
Depois de desistir oficialmente de Dorival Júnior, o nome de Tite ganhou forças no Coritiba. O treinador, que na última quinta-feira se desligou do Al Ain, dos Emirados Árabes, foi mencionado pelo gerente de futebol do Coxa, Tonico Xavier, como um treinador que agrada e que entra no perfil do clube. Porém, o alto salário exigido pelo técnico, é um obstáculo.
"Tite nos foi oferecido. Ele é um técnico que interessa a qualquer grande clube do futebol brasileiro. Mas teríamos que ver a questão financeira para ver se o acerto é possível. Ele teria que reduzir consideravelmente seu salário. Esse seria o aspecto principal, mas como ele só volta ao Brasil lá pelo dia 5, 6 de janeiro, não temos problema em aguardar até lá", disse Xavier.
Além da questão financeira, pelo menos com Tite, o Coritiba não corre o risco de ter o mesmo empecilho que teve com Dorival Júnior, que é trazer com o treinador o restante da comissão técnica, já que que o preparador físico e auxiliares de Tite irão permanecer no time árabe.
LANCEPRESS!
Meia Lelê deve permanecer no Ceará em 2008
O baixinho Lelê ainda espera disputar o Campeonato Cearense pelo time do Ceará. O apoiador foi chamado pelo diretor de esportes do clube, Evandro Leitão, para renovar contrato e continuar vinculado ao Alvinegro por, pelo menos, mais um ano.
Lelê ganhou destaque na equipe do Ceará no início deste ano, ao ser um dos responsáveis pela vitória de 4 a 3 sobre o rival Fortaleza, marcando um golaço de cobertura no goleiro Getúlio Vargas no primeiro turno do Estadual. Desde então, a torcida do Vozão ainda o reverencia pelo feito.
Por outro lado, o jogador acabou naufragando com o time no Cearense ao ser eliminado pelo Icasa nas semifinais. Sem conseguir emplacar uma seqüência de boas partidas, Lelê perdeu espaço no clube, principalmente com a chegada do treinador Heriberto da Cunha, durante a Série B do Brasileiro, e foi emprestado a clubes de menor expressão.
Com 21 anos de idade e apenas 1,57m de altura, Lelê, que foi dispensado do Fortaleza por causa de sua estatura, terá de reeditar seu bom futebol para conquistar o treinador Heriberto, que deverá dar mais uma chance ao pequenino meia.
LANCEPRESS!
Joel Santana: 'O futebol do Ronaldo é inquestionável'
Em uma festa organizada em sua homenagem por um amigo de trabalho, Joel Santana, que fez aniversário no último dia 25 de dezembro, não escondeu a felicidade por mais um ano de conquistas. Em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, diante de aproximadamente 500 convidados, o treinador do Flamengo falou sobre um dos principais assuntos da Gávea nos últimos tempos: a contratação do atacante Ronaldo.
Segundo Joel, o atacante do Milan tem tudo para se dar bem com a camisa rubro-negra.
"O Ronaldo é um jogador maravilhoso e é claro que gostaria de contar com ele para a Libertadores. Em condições físicas ideais, seu futebol é inquestionável. Ele não precisa provar mais nada para ninguém. Seria muito bem vindo aqui no time", afirmou.
O técnico do Flamengo aproveitou o clima festivo de fim de ano para fazer uma retrospectiva de seu trabalho. Até o "Bom Velhinho" foi lembrado.
"Este ano o Papai Noel foi generoso comigo e meu deu a terceira posição no Campeonato Brasileiro. Conquistamos a vaga para a Libertadores depois de estar entre os últimos da competição. Em 2007 construi uma base no Flamengo e consegui dar um estilo de jogo à equipe. Com a chegada destes reforços a tendência é melhorar ainda mais", finalizou.
LANCEPRESS!
Só São Pedro atrapalha movimento nos aeroportos, diz Anac
A presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira Paiva, reforçou, nesta sexta-feira, 29, o número de funcionários nos aeroportos para fiscalizações de fim de ano da chamada Operação Anac e garantiu que "se não houver problemas meteorológicos, não há motivos para atrasos".
"A situação está super tranqüila no Brasil todo, se São Pedro ajudar nosso fim de ano vai ser ótimo , vai todo mundo chegar a tempo para o Réveillon", disse Solange pela manhã no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, onde passaria a tarde com fiscais da Anac para orientar passageiros e cobrar das companhias aéreas bom atendimento e cumprimento de horários.
A presidente da Anac contou que desde que assumiu o posto de direção, em 20 de dezembro, só esteve um dia no prédio da agência em Brasília e todo o restante do tempo comandando a fiscalização nos aeroportos, para evitar novo caos aéreo. "O dia-a-dia no aeroporto é divertido, até informação de onde fica o banheiro a gente tem que dar", brincou, após afirmar que outro objetivo da operação é observar os problemas para elaborar relatório que vai servir de base para novo projeto de regulamentação do setor aéreo, proposta que deve ser anunciada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, no fim de janeiro.
Solange não citou o nome de seu antecessor, Milton Zuanazzi, na entrevista coletiva concedida em Cumbica. No entanto, destacou que se aproximou e já faz trabalho conjunto com a Infraero e com os controladores de vôo, e que a Anac tem sido bem mais rigorosa com as empresas aéreas - as críticas mais freqüentes à gestão anterior. "Mudamos todo o conceito de trabalho, é a primeira vez que a Anac tem uma atuação mais ativa", concluiu, prometendo repetir a Operação Anac, prevista para se encerrar no dia 7 de janeiro, no Carnaval.
Agência Estado
Até às 14 horas apenas 8% dos vôos atrasaram, segundo a Infraero
A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou às 14 horas, em sua mais recente atualização de dados, que os atrasos nos vôos nos aeroportos estão inferiores a 8% e os cancelamentos em 5,3%, do total de 1.012 pousos e decolagens previstos para todo o país.
Apesar da calmaria, o aposentado Paterson Pereira, que saía de Brasília em um vôo da TAM para São José do Rio Preto, em São Paulo, com escala em Cuiabá, foi surpreendido com a notícia de que o trecho final de sua viagem não é mais realizado pela companhia.
"Comprei em novembro uma passagem para São José do Rio Preto com escala em São Paulo. Aí ouvi o ministro da Defesa [Nelson Jobim] falar que poderia ter tumulto por causa das festas de fim de ano. Dia 17 de novembro fui na TAM e troquei a passagem para passar por Cuiabá. Hoje, vim embarcar e simplesmente me informaram que o vôo de Cuiabá para São José do Rio Preto não existe mais", disse o aposentado.
A assessoria de imprensa da TAM informou que a rota Cuiabá-São José do Rio Preto foi cancelada no início de dezembro em decorrência do remanejamento da malha viária. A empresa disse que a norma é avisar a todos os passageiros que compraram passagens de forma antecipada.
Agência Brasil