Páginas

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Sobral participa de Campanha de Suplementação de Vitamina A

O município de Sobral, através do serviço de Vigilância Alimentar e Nutricional, da Secretaria da Saúde e Ação Social, participa do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, que visa reduzir e erradicar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças e mulheres no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar).

Na próxima quarta-feira, 10, todos os Centros de Saúde da Família de Sobral estarão aplicando doses de Vitamina A em crianças na faixa etária de seis a cinqüenta e nove meses de idade (05 anos). A Vitamina A é um micronutriente que pode ser encontrado em alimentos de origem animal (leite materno, leite integral, fígado), frutas e legumes de cor amarelo-alaranjado (manga, mamão, cenoura e abóbora), verduras verde-escuras (camaru, couve), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê e pequi). Alguns sinais e sintomas que evidenciam a deficiência da vitamina, devem ser observados pelos pais: Criança com dificuldade para enxergar à noite (cegueira noturna), ocorrência freqüente de diarréia, infecção respiratória e desnutrição energético-protéica.

Todas as pessoas necessitam de vitamina A para proteger sua saúde, porém, alguns grupos populacionais, pelas características da fase da vida em que se encontram, necessitam de atenção especial porque são mais vulneráveis à deficiência de vitamina A. Por outro lado, mulheres grávidas ou em idade fértil, não devem receber suplementos de vitamina A, tendo em vista que grandes doses no início da gravidez podem afetar o feto, causando problemas de má-formação fetal.

Nesta campanha, o município de Sobral deverá aplicar 25.412 doses suplementares de Vitamina A em crianças de seis meses a cinco anos de idade. A suplementação é realizada como rotina nos Centros de Saúde da Família do município de Sobral para crianças na faixa etária recomendada.


Jânder Magalhães
Assessor técnico
Prefeitura Municipal de Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário