segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Saúde bucal de Sobral promove ações na detecção precoce de câncer de boca

Cirurgiões-Dentistas do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Sobral, desenvolvem um importante trabalho numa área ainda pouco conhecida pela população, a estomatologia.

Esta especialidade odontológica trata de lesões e doenças da boca. "Essas doenças podem ser lesões pré-malignas, tomores, cistos, onde algumas tem grande potencial de se transformar em câncer de boca", esclarece o gerente do CEO de Sobral, Dr. Alexandre Nogueira.

Referenciados ao CEO por cirurgiões-dentistas dos Centros de Saúde da Famíla (CSF), os pacientes são atendidos todas às quartas-feiras por especialistas em estomatologia. A atividade já ocorria desde a implantação do CEO, com o cirurgião buco-maxilo-facial, Dr. Carlos Eduardo, porém, a partir de julho de 2007 foi dada uma maior ênfase ao procedimento. De acordo com orientação do Dr. Alexandre, aquelas pessoas que notarem algum tipo de caroço, sangramento anormal ou algum tipo de úlcera que não cicatriza espontaneamente, devem procurar o CSF para avaliação clínica, sendo encaminhados para o CEO caso seja diagnósticado alguma lesão sugestiva de malignidade.

Importante lembrar que as lesões pré-malignas são muito mais comuns em fumantes e pessoas que fazem uso crônico de bebidas alcoólicas, que de forma especial, tem uma grande potencialidade para desenvolver lesões na boca, e consequentemente câncer. Outro aspecto importante é a realização do auto-exame da boca, que deve acontecer com o paciente olhando sua boca diante do espelho, tocando-a com as mãos devidamente limpas e lavadas, para observar algum crescimento de tecido ou alguma área endurecida.

No mês de abril desse ano a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, promoveu a 2ª campanha de detecção precoce do câncer bucal, onde foram examinados aproximadamente 2.800 idosos, dos quais 60 foram referenciados, e em torno de 5 tiveram confirmação de lesão maligna, precocemente detectada.

Os investimentos realizados pela Prefeitura Municipal de Sobral na área odontológica, tornaram a política municipal de atenção à saúde bucal um referência nacional tanto em ações coletivas e de promoção à saúde, como na atenção odontológica especializada .


JÂNDER MAGALHÃES

Nenhum comentário:

Postar um comentário