Páginas

sábado, 20 de outubro de 2007

Secretaria da Saúde de Sobral promove Campanha de Vacinação Anti-rábica

A Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral, através da equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses(CCZ), informa que no próximo dia 27 de outubro, sábado, acontecerá a Campanha de Vacinação Anti-rábica Animal.
Equipes com profissionais treinados estarão em todos os Centros de Saúde da Família de Sobral no período de 8h as 17h para garantir a vacinação dos animais. O médico Veterinário e Coordenador da Campanha, Dr. Roger Aguiar, informa que no meio silvestre tem-se observado a circulação viral, principalmente em raposas e morcegos, o que aumenta a importância da realização do bloqueio vacinal em todos os cães e gatos também na zona rural do município. A Raiva é uma virose caracterizada por uma encefalopatia aguda, que leva a morte em 100% dos casos, e que acomete animais de sangue quente, inclusive o homem. A doença é transmitida pela mordedura e/ou lambedura em mucosas por cães e gatos no meio urbano, por animais silvestres e herbívoros no meio rural.
A Raiva pode ser combatida a partir de três ações principais: vacinação anti-rábica animal, controle da população de animais irrestritos no meio urbano e atendimento às pessoas agredidas.
A Prefeitura Municipal de Sobral realiza anualmente a vacinação da população de cães e gatos do município e conta com o apoio de toda comunidade para manter livre da raiva animais domésticos e toda sua população.
-- JÂNDER MAGALHÃES

Nenhum comentário:

Postar um comentário