Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Casa de Cultura Alemã da UFC traz Cie. Toula Limnaios para a VI Bienal Internacional de Dança do Ceará

A primeira atividade começa nesta quinta (18), em PARACURU, com a residência Dança Contemporânea

Em 2007, a Casa de Cultura Alemã/UFC comemora seu aniversário de 45 anos e traz para a VI Bienal Internacional de Dança do Ceará a Cie. Toula Limnaios, que participa de atividades de formação e apresenta a performance “Life is Perfect” (“a vida é perfeita”).

A vinda da Cia Toula Limnaios tem o intuito de ressaltar a importância da CCA para a vida cultural da UFC de Fortaleza, festejando as relações e as parcerias entre Brasil e Alemanha no Ceará tanto na área cultural quanto nos campos do ensino. Patrocinam a vinda da companhia o Goethe Institut e o DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico nas comemorações do ano cultural da Alemanha no Brasil.

Toula Limnaios

Toula Limnaios nasceu em 1963, em Atenas, Grécia. Formou-se em balé clássico e moderno na técnica Alexander e Laban e em música e pedagogia da dança em Bruxelas. Trabalhou como intérprete de Claudio Bernardo e Régine Chopinot, e como assistente de Pierre Droulers.

Em 1996, ela fundou a Cie. Toula Limnaios com o compositor Ralf R. Ollertz, em Bruxelas, cuja sede foi transferida em 1997 para Berlim. O repertório da companhia conta hoje com 13 obras e abrange produções de solos a quintetos, que foram apresentados em festivais nacionais e internacionais.

A companhia cie. toula limnaios atravessa fronteiras entre mundos, e traz o público para um espaço mágico entre a imaginação e a realidade, entre o vivido e o fantasiado. O corpo é usado como um meio para mostrar todas as facetas da personalidade, tornando possível o olhar para dentro da alma, através de suas funções puras. A dança, a música, o vídeo e a luz são tratados em paralelo, como meios estilísticos de igual valor e produzem um caleidoscópio de atmosferas, abrindo espaço para que cada um faça suas próprias associações.

“Life is Perfect”, o novo trabalho do grupo, é uma narrativa fantástica em movimentos e imagens – uma obra que busca nas situações quotidianas atrás da aparência, as desavenças e os conflitos escolhidos. Pressentimentos e medos se alternam com momentos da alegria e caçam os sete dançarinos através de uma realidade tão frágil cujas fendas são refúgios pela crueldade, pela solidão e pelo mutismo deste mundo atordoante. A música dos tangos velhos se mexe com o ruído dos corpos dançados e o som minimalista que o compositor Ralf Ollertz cria ao vivo. Em imagens polífonas “Life is Perfect” nos dirige para um labirinto do mundo ambíguo onde apenas alguns passos nos separam do abismo.

A VI Bienal Internacional de Dança do Ceará tem patrocínio da Petrobras e da Oi, com apoio cultural do Oi Futuro. Promoção do Governo do Estado do Ceará, através de sua Secretaria da Cultura (Secult). Parceiros: Ministério da Cultura (MinC), Funarte, Banco do Nordeste (BNB), Sesc-Ceará, Goethe Institut - Ceará, Cultures France, Pró-Helvetia, Swiss Arts Council, Governo da Bélgica, Prefeituras de Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda. Apoios: Prefeitura de Fortaleza, através da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) e Acesso.


Participação da Cia. Toula Limnaios na VI Bienal de Dança do Ceará


PARACURU

18 de outubro – QUINTA - Escola de Dança de Paracuru
Residência: Dança Contemporânea – Ministrante: Cia. Toula Limnaios (Alemanha)
Período: 18/10 tarde, 19/10 e 20/10 (manhã e tarde) e 21/10 manhã

FORTALEZA

22 de outubro – SEGUNDA - TJA – Palco principal
21h – Espetáculo: Life is perfect – Cia. Toula Limnaios (Alemanha)

Dia 23 de outubro – TERÇA - TJA – Foyer
12h – Os Bons Encontros – Conversa com coreógrafos – Companhias convidadas: Emmanuelle Huynh (França), Cia.Toula Limnaios (Alemanha) e Cláudio Bernardo (Bélgica)
Mediação: Roberto Pereira (RJ)

SOBRAL

25 de outubro – QUINTA - ECOA
21h – Espetáculo: Life is perfect – Cia. Toula Limnaios (Alemanha)

26 de outubro – SEXTA - Auditório Secretaria de Cultura
16h – Os Bons Encontros – Conversa com coreógrafos – Grupo convidado: Cia. Toula Limnaios (Alemanha)
Mediação Rejane Reinaldo

27 de outubro – SÁBADO - ESCOLA DE MÚSICA
9h às 12h – Workshowp – Ministrante: Cia. Toula Limnaios (Alemanha)

Assessoria de Imprensa: DÉGAGÉ
Jornalistas Responsáveis: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Tel: (85)3261.7009 / 9989.5876 (Sonia) / 9989.3913 (Eugênia)
degage@degage.com.br / www.degage.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário