Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Câmara homenageará ex-presidente Lula com Medalha Suprema Distinção

 

lulainstitutolatinidades

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será condecorado pela Câmara dos Deputados com a Medalha Suprema Distinção, em reconhecimento à sua luta em defesa do povo brasileiro. A trajetória de Lula em transformar o Brasil em um País livre, justo, democrático e soberano foi o que levou o líder da bancada do PT, deputado José Guimarães (CE), a indicar o ex-presidente para receber a menção honrosa. A cerimônia acontecerá nesta terça-feira (29), no plenário da Câmara.

A Medalha Suprema Distinção foi criada para homenagear Presidentes da República, Chefes de Estado, Presidentes do Senado Federal, Presidentes do Supremo Tribunal Federal e altas personalidades estrangeiras e nacionais por serviços relevantes realizados no exercício da função pública.

A condecoração faz parte de uma série de eventos promovidos pela Câmara dos Deputados em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal comemorados em outubro.

A Constituição Cidadã nasceu da eclosão de mobilizações que ocorreram em meados da década de 80. A população brasileira ansiava por liberdade e estabilidade institucional. As vozes da rua gritavam pelo fim da ditadura militar, por abertura política, e por eleições diretas.

Nesse momento histórico, o sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito, em 1986, o deputado federal constituinte com a maior votação do país. A ele foi delegado a tarefa de, junto com seus companheiros, elaborar um dos documentos mais importantes de toda a história do País, a Constituição de 1988.

A transição de um regime autoritário para um regime democrático, tão sonhado pela maioria da população, foi estabelecida no dia 5 de outubro de 1988, com a promulgação da nova Constituição que teve na figura do ex-presidente Lula um de seus maiores defensores..

Nenhum comentário:

Postar um comentário