sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Workshop capacita artesãos autônomos em Sobral

Com um público estimado em 300 participantes encerrou, ontem, o I Workshop do Artesanato de Sobral. O evento foi destinado a artesãos autônomos e também grupos produtivos que se interessam em ter acesso aos mais novos estudos de tendências e criação de novos produtos, utilizando as diversas tipologias e artefatos que compõem o artesanato. A iniciativa do evento foi da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Sebrae, em parceria com Ceart e Associação dos Artesãos de Sobral.
Durante três dias, o Workshop do Artesanato ofereceu uma programação de palestras, debates e oficinas. A programação atendeu às necessidades atuais de profissionais, instrutores, parceiros, associações da sede e distritos de Sobral.

Conhecimentos

Além de proporcionar uma valorização e dar maior visibilidade ao artesanato sobralense, criando um diferencial competitivo e conquistando novos mercados, o evento serviu também para troca de conhecimentos, saberes e experiências sobre a produção artesanal e o negócio do artesanato; maior integração entre os profissionais do artesanato, entre as entidades parceiras e o fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato na cidade e nos distritos.
De acordo com Jeová Viana, funcionário aposentado da Coelce, as oficinas foram bastante úteis. "Aprendi as técnicas que antes desconhecia. Tinha interesse em aprender algo que preenchesse o meu tempo ocioso, encontrei no artesanato".

Multiplicadores

Na opinião da artesã Francisca Helena Jerônimo Duarte, essas oficinas servem como fonte de multiplicadores. "Aqui você teve oportunidade de trocar idéias, que no futuro poderão servir como ensinamento para outras pessoas", disse Helena.
O município dispõe atualmente de uma diversidade de produtos artesanais na sede e nos distritos, confeccionados a partir da palha de carnaúba, madeira, tecelagem, barro, crochê, bordados e ainda inúmeros artefatos expostos em feiras e exposições na cidade e em outras regiões.

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário