quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dom Fenando Saburido já viajou para Guaramiranga

Dom Antônio Fernando Saburido, ex-bispo da Diocese deste município, já está em Guaramiranga onde deverá permanecer recluso, iniciando assim um retiro de preparação até a data de sua viagem para Recife, onde assumirá a arquidiocese daquela cidade. A viagem para Recife está marcada para a noite deste sábado (15). Os seus últimos dias em Sobral foram de reuniões, encontros e festa de despedida.
Dom Fernando Saburido, 62 anos, foi anunciado pelo papa Bento XVI no Vaticano como arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho. Com perfil mais voltado ao diálogo, mais agregador, é conhecido por ser alinhado com o pensamento de dom Hélder Câmara. A cerimônia de posse acontecerá na Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife. Logo depois, será realizada uma missa campal no Marco Zero, para celebrar a transição.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, ele falou que leva a saudade do povo sobralense. "Não tem sido fácil esses dias aqui de despedidas, de emoções fortes. Mas Deus está dando força e graças para superar tudo isso. Fico muito feliz porque me acompanharão nesta viagem uma boa representação de Sobral, que está indo participar da posse lá em Recife".
Sobre os desafios que terá pela frente, o mais novo arcebispo de Olinda e Recife disse que conhece bem a realidade de seu povo. "A Arquidiocese de Olinda é uma arquidiocese de muita tradição, a segunda mais antiga do Brasil, e com muitos desafios. Recife é uma cidade muito grande, com problemas sociais muito sérios, a violência, por exemplo, lá é muito grande e a gente tem que ver tudo com a comunidade para ver por onde começar", afirma.
Dom Fernando já agendou para a próxima quarta-feira uma reunião com todo clero, para saber quais os caminhos terá que trilhar inicialmente.

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário