Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Avaliação construtiva é tema de seminário de educação

Cerca de 450 professores e educadores participaram de um seminário que avalia o nível da educação no município de Sobral. O evento, realizado no Centro de Convenções da cidade pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), teve objetivo de contribuir para formação dos profissionais de educação da rede de ensino público e privado de Sobral e, também, de cidades circunvizinhas.
Segundo Marta Memória Távora, gerente do Sesc em Sobral, o seminário faz parte de um projeto que acontece todo ano. "Este é um projeto anual e faz parte do plano de Formação Contínua de Professores do Programa de Educação do Sesc".
O evento, neste ano, trouxe como palestrante o escritor licenciado em Filosofia e professor do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cipriano Carlos Luckesi. Ele ministrou palestra sábado, na qual abordou o tema "Avaliação: Princípios e Procedimentos".
De acordo com ele, a correta forma de se compreender a avaliação da aprendizagem nas escolas é utilizando as ferramentas adequadas de avaliação, que considera distinta do conceito de exames. "Pretendo trabalhar com a questão da avaliação, que tem a função subsidiária de construir resultados positivos, e não somente classificatórios. Os exames são classificatórios, a avaliação precisa ser inclusiva para o estudante", disse.

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário