quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Chuvas na região são provocadas por Ondas Leste

As chuvas que vem caindo nos últimos dias na região norte e em alguns outros municípios cearenses são influenciadas por um sistema atmosférico denominado Ondas de Leste. De acordo com Gláucia Barbieri, meteorologista da equipe da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), este sistema provoca chuvas principalmente na Zona da Mata, área que se estende desde o Recôncavo Baiano até o litoral do Rio Grande do Norte.
Quando as condições oceânicas e atmosféricas estão favoráveis às Ondas de Leste, elas também provocam chuvas no Ceará, abrangendo principalmente a faixa litorânea e a região jaguaribana. Gláucia acrescenta que o sistema é composto por ondas de chuva que se formam no oceano e atingem o território, a exemplo do que ocorreu este ano e causou chuvas bem intensas e atípicas sobre o Ceará e outros estados.
Para o Ceará, diz ela, esse fenômeno é de curta duração, devendo já a partir de agora haver uma diminuição das chuvas. A previsão para as próximas 72 horas é de céu entre nublado e parcialmente nublado. Na faixa litorânea, Baixo Jaguaribe e Cariri podem ocorrer chuvas isoladas.

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário