Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Mostra traz sucessos dos diretores Michelangelo Antonioni e Ingmar Bergman

No final de julho deste ano, o mundo perdeu dois dos grandes diretores do cinema moderno: o italiano Michelangelo Antonioni e o sueco Ingmar Bergman. E para quem quiser ver ou rever os maiores sucessos dos dois diretores será realizada,em outubro, a Mostra “Dois Gênios, duas saudades: Antonioni e Bergman”. A exibição dos filmes acontecerão dentro do programa Imagem em Movimento no Centro Cultural Banco do Nordeste e na Casa da Comédia Cearense.

Durante a mostra serão exibidos os filmes: O Deserto Vermelho e Passageiro, Profissão: Repórter de Antonioni, e Sorrisos de uma Noite de Amor, Sonata de Outono e Luz de Inverno de Bergman.

Ingmar Bergman é considerado um dos mais importantes diretores do século 20, ele é o autor de clássicos como “O sétimo selo”, "Morangos silvestres" e “Cenas de um casamento”. Bergman foi um dos fundadores da Academia Européia de Cinema, em 1988, e durante sua longa carreira, foi indicado ao Oscar nove vezes. Ele venceu a estatueta de melhor filme estrangeiro três vezes. O diretor sueco também foi premiado diversas vezes nos Festivais de Berlim e Cannes.

Já Antonioni é um dos mestre do cinema moderno. O diretor despontou na cinematografia italiana com uma forma original de fazer filmes com “Crimes da alma” (“Cronaca di un amore”, 1950) e, em 1960 rodou “A aventura”, que receberia o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes.
Com “Blow up”, seu primeiro filme em inglês, o cineasta recebeu a indicação para o Oscar de melhor diretor. Mas só recebeu a estatueta dourada em 1995, num prêmio por toda a sua carreira.

Mostra “Dois Gênios, duas saudades: Antonioni e Bergman”

O Deserto Vermelho
Dias 02, ter, 10h20 e 09, ter, 18h04 - Exibição no Centro Cultural Banco do Nordeste
Dia 31, 19h30 – Exibição na Casa da Comédia Cearense

(Il deserto rosso, Itália-França,1964), de Michelangelo Antonioni. Com Monica Vitti, Richard Harris, Carlo Chionetti, Xenia Valderi e Rita Renoir. Vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza-1964, uma das obras mestras do gênio italiano, retrata um triângulo amoroso ambientado na Itália e na Patagônia. Ugo, o marido, gerente de uma indústria em Ravenna, Itália, sofre pressão para reduzir a poluição, agravada pela chuva e o frio. Ele vive uma situação de estresse com a mulher, Giuliana, que durante uma viagem à Patagônia conhece um engenheiro americano, Zeller, o qual pode mudar o rumo de sua vida. Drama. Cor. 14 anos. 113 min.

Passageiro, Profissão: Repórter
Dias 02, ter, 12h32, 23, ter, 10h17 e 30, ter, 12h32 - Exibição no Centro Cultural Banco do Nordeste
Dia 10, 19h30 – Exibição na Casa da Comédia Cearense

(The Passanger, Itália-França, 1975), de Michelangelo Antonioni. Com Jack Nicholson e Maria Schneider. Vencedor do prêmio Bodil-1976 de melhor filme europeu e um dos concorrentes à Palma de Ouro em Cannes, é a obra de cunho político mais ressaltada pelo cineasta. Um jornalista, David Locke, cansado de tudo o que o envolve, assume a identidade de um homem morto. Passando-se por guia, ele viaja da Europa para a África fazendo uma série de negócios com gente perigosa, como vendedores de armas. Mas aos poucos ele percebe que esta não é a liberdade que ele almejava. Drama. Cor. 14 anos. 125 min.

Sorrisos de uma Noite de Amor
Dias 02, ter, 18h12, 23, ter, 12h42 e 30, ter, 18h12 - Exibição no Centro Cultural Banco do Nordeste
Dia 17, 19h30 – Exibição na Casa da Comédia Cearense

(Sommarnattens Leende, Suécia, 1955), de Ingmar Bergman. Com Harriet Anderson, Ulla Jacobsen, Eva Dahlbeck e Margit Carlqvist. Primeiro sucesso internacional da carreira do cineasta sueco, uma conquista de público e crítica. Na virada do século XX, numa casa de campo, uma encantadora noite de verão transforma a vida de um grupo de pessoas, as quais vivem divertidos encontros e desencontros amorosos. Drama. Cor. Livre. 108 min.

Sonata de Outono
Dias 09, ter, 10h25 e 23, ter, 18h10 - Exibição no Centro Cultural Banco do Nordeste
Dia 03, 19h30 – Exibição na Casa da Comédia Cearense

(Hostsonaten, Suécia, 1978), de Ingmar Bergman. Com Liv Ullman, Ingrid Bergman, Lena Nyman, Erland Josephson e Gunnar Bjornstrand. Ao som de Chopin, Bach, Schumann e Haendel e ambientado na Noruega do final dos anos 1970, Bergman narra o dramático conflito entre uma mãe, renomada artista internacional, e filha, uma jovem tímida e reprimida. No reencontro, tenso e marcado pelas lembranças do passado, afloram mágoas, rancores e ressentimentos. Drama. Cor. 14 anos. 93 min.

Luz de Inverno
Dias 09, ter, 12h42 e 30, ter, 10h27 - Exibição no Centro Cultural Banco do Nordeste
Dia 24, 19h30 – Exibição na Casa da Comédia Cearense

(Nattvardsgästerna, Suécia, 1955), de Ingmar Bergman. Com Ingrid Thulin, Gunnar Björnstrandt e Gunnel Lindbloom. Inédito nos cinemas brasileiros, esta obra-prima do saudoso realizador sueco integra a "trilogia do silêncio". Abordagem existencial sob o prisma da Religião, o filme narra o drama de um pescador sueco que, após ver a notícia de que a China possui a bomba atômica, resolve ir à Igreja buscar palavras de conforto e consolo junto ao pastor. Grande reflexão de Bergman sobre a Religião. Drama, Cor. Livre. 80 min.

Serviço:
Centro Cultural Banco do Nordeste
Endereço: rua Floriano Peixoto, 941 – Centro
Fone: 3464.3108

Casa da Comédia Cearense
Endereço: R. Major Pedro Sampaio, 1190 – Rodolfo Teófilo (atrás do Hospital do Câncer)
Fone: 3281.3107

Dias 2, 9, 23 e 30 de outubro

Redação OPOVO.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário