Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2007

TESLA DESCOBRIU A CORRENTE ALTERNADA(alternate current)

Ainda em alusão ao dia 5 de novembro de 2007, o dia nacional do Radioamador, nada mais justo do que homenagear todos os radioamadores e também TESLA, LANDEL DE MOURA E MARCONI.
Como TESLA foi um deles que ficou um pouco esquecido de nós e só nos lembramos dele quando vamos mudar um capacitor eletrolítico dos nossos equipamentos, porque o nome dele está em muitas peças de rádio, aqui vai uma homenagem e a história do grande TESLA!
Há 150 anos atrás nasceu o físico Yuguslavo NIKOLA TESLA, em 10 de julho de 1856, num pequeno lugarejo, que hoje pertence à Croácia.
O inspirado descobridor Tesla passou a maior parte do tempo da sua vida em Nova York e lá se tornou um concorrente de Thomas Edison, o descobridor da lâmpada incandescente e outras coisas mais, que até hoje goza de uma fama brilhante como também o TESLA. Assim também, aconteceu com o Padre Landell de Moura e o italiano Marconi , descobridores do rádio transmissor.
Só para termos uma idéia o grande TESLA registrou, àquela época, nada mais nada menos do que 117 patentes, muitas delas consideradas mais progressistas ou interessantes do que as de Edison. Enquanto este se ocupou apenas com a descoberta e aplicação da eletrificação com a corrente contínua ( D.C.= direct current ) , TESLA foi muito louvado com a sua descoberta mais interessante do que a de Edison.
Hoje em dia toda a energia elétrica que vem das hidroelétricas de todo o mundo, produzida e transmitida na forma de corrente alternada, chega comodamente nas tomadas dos nossos lares, indo alimentar não só os aparelhos eletrodomésticos, mas também os nossos equipamentos de rádio . Lâmpadas incandescentes, geladeiras aspiradores de pó e outros eletrodomésticos são facilmente colocados em funcionamento, sem maiores problemas.
Aparelhos que necessitam de um funcionamento imediato com energia elétrica contínua, como os computadores ou aparelhos de som high-fi ou os nossos transceptores, transformam, internamente a corrente alternada em corrente contínua.
A corrente alternada e tensões de corrente alternada têm uma decisiva vantagem, uma vez que ela é transformada em simplesmente diversos níveis de tensão, através dos conhecidos transformadores.
Um especial tipo de transformador é, até hoje, conhecido com o nome de transformador TESLA. Este transformador se caracteriza pela produção de alta tensão, com uma frequência muita alta. Com ele a energia elétrica pode ser transmitida até sem cabos condutores. Num determinado espaço onde esse transformador Tesla exerce as suas funções, lâmpadas de iluminação brilham, sem que as mesmas estejam conectadas a qualquer circuito. Acender lâmpadas dessa maneira não significa muito na prática, mas essa utilidade se manifesta principalmente em aparelhos usados na medicina, onde a utilidade desses transformadores são muito bem aproveitados.
Tesla foi quem elaborou os fundamentos para a construção de mastros de antenas para estações de “ broadcasting “ e radar.
Apesar da sua vida muito produtiva, Tesla morreu pobre e altamente endividado, no ano de 1943.
O trabalho dele faz lembrar, ainda hoje, aquela unidade física, na qual, desde 1960 se mede a força do campo magnético. O poder de força do campo magnético da terra é cerca de 200 milionésimo Tesla. Por exemplo, o poder de potencia de um aparelho de tomografia com acelerador linear é medido em Tesla, ou seja, o fluxo denso magnético mede mais de 9 Tesla, e assim por diante. Finalmente, os corretos e grandes valores Tesla foram demonstrados pelos astronautas: nas chamadas estrelas neutrônicas existem campos de até 100 milhões de Tesla.

P T 7 V O I S I D N E I

2 comentários:

  1. esta pesquisa e muiiiito pouco objetiva,falta detalhes do processo de descobrimento da corrente alternada,, como foi que aconteceu,o que ele fez,e que aparelhos ele tinha em maõs para fazer a experiência.

    ResponderExcluir
  2. falto falar também,qual o motivo da pesquisa de tesla.

    ResponderExcluir