Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Comenda Teófilo Otoni é entregue em solenidade

O presidente da Emater-MG José Silva foi um dos agraciados pelo Governo de Minas Gerais com a Comenda Teófilo Otoni, em solenidade na cidade do Serro, no dia 27 de novembro, presidida pelo deputado Alberto Pinto Coelho, presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Criada com a Lei 16.920, a Medalha Teófilo Otoni homenageia pessoas e instituições que tenham se dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Norte e Nordeste de Minas. Outras 39 personalidades foram agraciadas com a Comenda.

"É uma grande satisfação e uma honra receber a Comenda Teófilo Otoni, outorgada pelo Governo de Minas Gerais e criada para reverenciar a memória deste grande mineiro que foi Teófilo Otoni, combatente de primeira hora pela liberdade e democracia para a nação brasileira", disse José Silva em suas palavras de agradecimento. Teófilo Otoni nasceu na Vila do Príncipe, atual Serro, em 1807. Foi jornalista e empresário, elegeu-se deputado provincial por Minas Gerais, em 1835, e deputado-geral (1839). Liderou a revolução liberal em Minas (1842) e, após ser derrotado, foi preso e conduzido a pé para Ouro Preto.

Anistiado por Dom Pedro II, em 1844, foi reeleito deputado por Minas em 1845, e afastou-se da política em 1850. A partir de então tornou-se um empresário empreendedor e criou a Companhia do Mucuri, catequizou índios e incentivou a colonização e desenvolvimento no interior do Estado, fundando no Vale do Mucuri a Vila de Filadélfia, atual cidade de Teófilo Otoni. Criada por iniciativa do deputado Alberto Pinto Coelho, a Comenda Teófilo Otoni celebra os 200 anos de nascimento deste grande mineiro.

O presidente José Silva recebeu a Medalha Teófilo Otoni das mãos do presidente da Assembléia de Minas Gerais, e agradeceu, de uma maneira especial, aos extensionistas da Emater-MG pelos trabalhos realizados nas regiões do Mucuri, Jequitinhonha, Norte e Nordeste de Minas, "que possibilitaram o reconhecimento das contribuições da Emater-MG para o desenvolvimento dessas regiões, cumprindo as diretrizes do Governo de Minas na implementação de políticas públicas para a redução das desigualdades entre pessoas e regiões em nosso Estado".

O presidente destacou entre esses trabalhos as ações do Programa Minas Sem Fome, com projetos de agroindustrialização, produção de alimentos, sistemas de abastecimento de água e capacitação profissional, projetos de revitalização ambiental e a organização rural nas comunidades locais. "Recebo com muita alegria a Comenda Teófilo Otoni, partilhando com os colegas da Emater-MG a honra de ser um dos agraciados com esta homenagem", concluiu José Silva.

Assessoria de Comunicação Emater-MG

Foto: Emater-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário