Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Sobral participa do Fórum Permanente de Ouvidorias do SUS

O município de Sobral participou no dia 26 de outubro, na sede da Secretaria da Saúde do Estado, em Fortaleza, da reunião do Núcleo Mobilizador do recém-criado Fórum Permanente de Ouvidorias do SUS do Estado do Ceará.
Este Fórum Permanente de Ouvidorias do SUS no Ceará é uma iniciativa inovadora no país e tem como objetivo implementar e fortalecer serviços de ouvidorias públicas em saúde no Ceará, seguindo uma orientação do Ministério da Saúde, através do Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS, que incentiva a criação de uma rede nacional de ouvidorias no âmbito do SUS. Sobral integra o Núcleo Mobilizador do Fórum, composto por cinco representantes: um membro do Governo do Estado do Ceará, e representantes dos municípios de Maracanaú, Caucaia, Fortaleza e Sobral. A reunião do Núcleo Mobilizador teve como objetivo articular um mapeamento para identificar a real dimensão dos serviços de Ouvidorias públicas no Estado, principalmente no âmbito da saúde. De acordo com os encaminhamentos, está previsto para primeira quinzena de dezembro a realização do Fórum Permanente de Ouvidorias do SUS do Estado do Ceará, que reunirá representantes de municípios cearenses e do Ministério da Saúde, numa discussão ampla sobre a política de Ouvidoria do SUS no Estado
Através da Portaria 148/2007, de 19 de setembro de 2007, o serviço de Ouvidoria Municipal do SUS foi implementado em Sobral, sendo um dos primeiros do país a funcionar de acordo com o que preconiza Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS. A Ouvidoria Municipal do SUS constitui um importante canal de comunicação entre o cidadão e a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral e tem como atribuições receber as solicitações, reclamações, denúncias, elogios, informações e sugestões dos usuários do SUS, bem como levá-las ao conhecimento dos órgãos competentes.
Você pode ser acesso ao serviço das seguintes formas:
Disque-saúde - 0800 280 46 46
Caixa postal - 161 - CEP 62010-970
Pessoalmente - Rua Viriato de Medeiros, 1205, Centro
Internet - www.sobral.ce.gov.br/saude

Jander Magalhaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário