Páginas

domingo, 4 de novembro de 2007

Tatto e Reudson querem um PT mais autônomo

O deputado federal Jilmar Tatto, candidato a presidente nacional do PT, fez campanha em Fortaleza no lançamento de Reudson de Souza para presidência estadual. Tatto representante de um setor da chamada esquerda do PT.

O deputado no Ceará tem o apoio do deputado federal José Airton Cirilo e do candidato à presidência estadual da legenda, Reudson. Em seu discurso Tatto avalia que o Governo Federal tem muitos pontos positivos, mas que falta uma crítica mais qualificada do principal partido que compõe a base de apoio. Segundo ele, "o PT hoje está pequeno" por não se impor como partido e não estar unido. A culpa, segundo ele, seria do Campo Majoritário, que se burocratizou e tem agido com arrogância.

Em discurso, ontem, na sede do PT estadual, Reudson seguiu a mesma linha de pensamento de Tatto, “precisamos renovar nosso partido e nos aproximar novamente dos movimentos sociais dando apoio a diversidade dos segmentos”. Para Reudson, o PT-CE precisa ser mais autônomo e homogêneo. Os candidatos defendem que o partido tenha candidato próprio nas eleições de 2010, as alianças são fundamentais, mas o PT, por ser um dos maiores partidos, deve ter a força para ter seu próprio candidato. "Quem deve definir são os militantes, que já deram mostras de sua força em 2005, renovando o partido", disse Tatto.

Jilmar Tatto, que é o atual 3º vice-presidente do partido, concorre na eleição contra outros seis candidatos. Reudson é membro do diretório estadual e ex-presidente do PT de Icapuí, ele concorre contra cinco candidatos.

Comporam a mesa da plenária junto com Reudson: o deputado federal José Airton (CE), Jilmar Tatto (SP), o também candidato estadual a presidência do PT, Antônio Ibiapina, o candidato ao PT municipal, Raimundo Ângelo, o representante de outro candidato estadual a presidência do PT, Ilário Marques. Marques é atual prefeito de Quixadá e não compareceu ao evento porque estava em atividades na prefeitura. De acordo com Henrique, seu enviado, Marques está lutando para que no segundo turno todos se unam para fazer mudanças no PT-CE. Seja quem for para o segundo turno, Ilário, Reudson, Ibiapina ou Íris vai haver uma união em busca da autonimia e hegenomia do PT-CE.

No páreo pelo comando estadual estão Joaquim Cartaxo (tenta reeleição), Ilário Marques, o sindicalista Antônio Ibiapina, Íris Tavares e Reudson de Sousa (Movimento PT). No páreo nacional estão Ricardo Berzoini (chapa Construindo um Novo Brasil), Jilmar Tatto (Partido é pra Lutar), José Eduardo Martins Cardozo (Mensagem ao Partido), Valter Pomar (A Esperança é Vermelha), Markus Sokol (Terra, Trabalho e Soberania), José Carlos Miranda (Um Programa Socialista para o PT) e Gilney Viana (Militância Socialista).

Em 2 de dezembro ocorrerá o primeiro turno da eleição e Jilmar Tatto está defendendo três pontos fundamentais em sua campanha: renovação, defesa do Governo Lula com autonomia partidária e candidatura petista própria à sucessão presidencial de 2010.
Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário