Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

FHC é mais educado, mas eu governo melhor, diz Lula

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva respondeu nesta terça-feira (27) às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que teceu críticas indiretas à formação educacional de dirigentes do País. Sem citar o nome de Lula, FHC defendeu durante o congresso nacional do PSDB que os brasileiros sejam bem-educados e "não liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria". Em entrevista ao Jornal da Record concedida há pouco, Lula relutou em responder, mas foi direto. "É verdade que ele teve mais anos de escolaridade que eu, mas é verdade que eu sei governar melhor que ele", declarou.

Lula disse que, "obviamente", não é possível comparar a educação e a formação intelectual do ex-presidente com a sua, mas ele insistiu em outro tipo de comparação. "A resposta a ser dada a ela não vai ser da minha boca. Quando terminar meu mandato, em 2010, 190 milhões de brasileiros e quem mais quiser vão fazer uma investigação sobre o que o Fernando Henrique fez na educação em oito anos e o que eu fiz".

O presidente também disse que o exemplo que dará quando deixar a presidência será mostrar que é possível "cumprir seu mandato, fechar a boca e deixar o outro trabalhar".

ELEIÇÕES - Lula disse ser muito precipitado discutir agora um nome para sua sucessão e afirmou que só vai pensar nisso em 2009. Ele reiterou não ter candidato. Ele prometeu tentar construir uma candidatura única entre os partidos aliados, mas que se isso não for possível, cada partidos sairá com seu candidato. "Aí nós vamos ver o que vai acontecer".

TRANSPOSIÇÃO - Indagado sobre a greve de fome que o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, realiza em protesto contra a transposição do Rio São Francisco, o presidente assegurou que as obras vão continuar, pois não tem dúvidas entre ficar ao lado de 12 milhões de nordestinos ou ceder às pressões do religioso. Lula pediu a dom Luiz Cappio que reveja sua posição e considerou a greve de fome "um ato impensado".

VIOLÊNCIA URBANA - Lula, que na próxima sexta-feira, subirá o morro no Rio, visitando o complexo Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, considerou controvertida a questão da violência envolvendo a ação policial. Ele argumentou que os policiais também vão para a rua com medo e defendeu rigor no combate a criminosos. "Eu acho que a polícia tem que agir com rigor, porque sem rigor ela perde a guerra", enfatizou.

Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário