A Secretaria do Desenvovimento Rural do Estado vai iniciar uma campanha educativa na mídia sobre a obrigatoriedade da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que será exigido dos proprietários que transportarem seus animais pelas rodovias do Ceará. Até 15 de junho, será feita essa campanha para, a partir da segunda quinzena, começar a multar quem estiver tansportando qualquer tipo de animal sem essa guia.
Segundo o secretário Camilo Santana, essa GTA só será emitida para proprietários que tenhm vacinado o rebanho contra a febre aftosa, com campanha se encerrando no fim deste mês. Camilo disse que o Estado deverá cumprir as metas de vacinação exigidas pelo Minisério da Agricultura.
Todo esse esforço, conforme Santana, é para tirar o Estado da condiçao de Área de Risco Desconhecida da Aftosa” e fica, pelo menos, na condição de “Área de Médico Risco de Aftosa”. O Guia de Trânsito Animal (GTA) permtirá ainda à SDE formar um cadstro de todos os animais transportados e comercializados internamente ou entre Estados.
“A GTA é a segurança e garantia de que os animais foram vacinados, têm origem e a gente vai ficar sabendo o destino nessa comercialização” - acentou o seretário. Ele informou que, para fiscalizar com eficiência ess norml, o Estado fechou parceria do Detran com a CPRV, Secretaria da Fazenda e Polícia Rodoviária Federal. Camilo. Também avisou: havera multa de R$ 11,00 por cabeça par quem for pego sem a GTA.
Fonte: Blog Eliomar de Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário