Páginas

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A situação dos agricultores começam a ser avaliadas

O gerente regional da Ematerce da zona norte, Francisco Jader de Albuquerque, avalia que ainda é cedo para informar de quanto será a perda na safra este ano, mas que calcula algo em torno de 20%. Ele tomou como base o que foi plantando nas áreas ribeirinhas por agricultores de pequeno porte.
O gerente espera fornecer dados mais precisos dentro de 15 a 20 dias. “Os nossos técnicos vão visitar cada roçado e avaliar se houve ou não perda total nessas áreas”, explica o gerente. Na região que Jader Albuquerque gerencia não estão incluídos os municípios de Chaval e Granja, que fazem parte da regional extremo norte, com sede em Camocim.
Mas na avaliação do coordenador da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Ceará (Fetraece), regional de Sobral, José Ferreira, os números são bem mais assustadores. “Em Granja e Chaval acreditamos que a perda poderá ultrapassar 90%, enquanto que em Cruz e Bela Cruz, os prejuízos na lavoura deverão chegar a 70%”.
O coordenador ainda informa que cada agricultor está sendo orientado a fazer um relatório informando as perdas. “Hoje estaremos reunidos em Fortaleza com todos os representes sindicais das regiões atingidas pelas chuvas, para que possamos avaliar a real situação de cada município”, disse José Ferreira.

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário