Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2009

Novo chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos toma posse.

O pesquisador Evandro Holanda Júnior assumiu oficialmente nesta terça-feira (19/05) o cargo de chefe geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral (CE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na solenidade de posse, realizada no auditório central da unidade, Evandro salientou que entre as prioridades da nova gestão, eleita para um período de dois anos, está a rede de projetos para inovação na ovinocultura e caprinocultura, que pretende fortalecer pesquisas voltadas para a produção de carne, leite, pele e lã de qualidade.

"Estamos também compromissados com ações de capacitação para técnicos, produtores e trabalhadores rurais com o estabelecimento de um pólo tecnológico em Sobral, em parceria com universidades, instituições de ciência e tecnologia, prefeitura e Governo do Estado do Ceará", reforçou o pesquisador, que elencou diversas questões relevantes para o agronegócio brasileiro como foco de preocupações. Entre elas, a inserção produtiva dos agricultores familiares, o uso racional da água, a geração de tecnologias de convivência com as mudanças climáticas e a utilização dos biocombustíveis e de energia da biomassa.

"Assumo com a responsabilidade de continuar a execução de um projeto que visa viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da caprinocultura e da ovinocultura em benefício da sociedade", afirmou Evandro, que destacou ainda os projetos de melhoramento genético de caprinos de leite e a implementação do programa nacional de ovinos de corte, como iniciativas que darão apoio a um plano de desenvolvimento dos setores de caprinocultura e ovinocultura.

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Camilo Santana, prometeu continuar a "sólida parceria" para consolidar cadeias produtivas no semi-árido cearense. "O Governo do Estado vai estreitar a cooperação com a Embrapa Caprinos e Ovinos, para ações como nosso projeto de aquisição da produção de leite de cabra, em convênio com os produtores", assegurou ele.

Já o secretário da Agricultura e Pecuária de Sobral, Edison Frota, destacou que a nova gestão deve intensificar a geração de conhecimento e tecnologias para trazer benefícios ao homem do campo. "Percebo que Evandro tem consciência disso, de que o conhecimento tem que chegar lá aos nossos criadores", disse ele.

A posse contou também com representantes da diretoria da sede da Embrapa nacional como o diretor executivo Geraldo Eugênio de França. "Quem vai a qualquer município do semi-árido nordestino, percebe que caprinos e ovinos são prioridade número um. É hora da Embrapa contribuir para tornar o sertão cada vez mais próspero, com atividades que contribuam para valorizar a produção, muitas vezes vendida a preços irrisórios, e promover o manejo da caatinga, evitando a desertificação", ressaltou Geraldo Eugênio.

A solenidade teve também a presença do presidente da Câmara Municipal de Sobral, vereador Francisco Hermenegildo Souza; do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta; do deputado estadual Hermínio Resende; do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará, Flávio Saboya entre outras autoridades.

Adilson Nóbrega
Jornalista - Embrapa Caprinos e Ovinos
MTb Ce 01269JP
(88) 3112.7410/7415
adilson@cnpc.embrapa.br
www.cnpc.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário