Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2009

'Um tsunami com destruição total', diz governador sobre barragem que rompeu.

Quatro morreram na inundação, segundo Defesa Civil do Piauí. 50 bilhões.
Dois municípios da região norte do Piauí tiveram a Zona Rural arrasada pela enxurrada provocada pelo rompimento da Barragem de Algodões, na quarta-feira (27). A Defesa Civil confirmou, nesta quinta-feira (28), quatro mortes e 11 pessoas desaparecidas.A imagem registrada pelo celular de um agricultor mostra o momento em que parte da parede da represa cedeu. Em menos de uma hora, quase 50 bilhões de litros de água desapareceram do reservatório. A água passou com tanta força, que limpou todo o vale. Arrastou árvores, torres de energia elétrica e casas. Os moradores conseguiram fugir quando escutaram o estrondo da parede desabando. O agricultor José Maria Siqueira viu quando tudo aconteceu. "Um estrondo muito forte. Nós estávamos de frente para a barragem, faltando mais ou menos um quilômetro para chegar na barragem. Quando ela rompeu, ela levantou um torno de água de aproximadamente 50 metros e desceu levando tudo", disse.
A barragem Algodões foi construída entre duas serras. Há 15 dias, ela encheu tanto que transbordou pela primeira vez. A água provocou uma erosão de um quilômetro entre o sangradouro e a parede da represa. Os engenheiros esperaram o nível da água baixar para começar uma obra de contenção. Mais de 800 famílias que viviam nas redondezas foram retiradas às presas e levadas para abrigos, mas os agricultores afirmam que foram autorizados a voltar. "O engenheiro autorizou que era para o povo voltar. O povo estava na cidade e voltou uma parte grande de gente", disse o agricultor Carlos Alberto Machado.
Mas a barragem não resistiu a dois dias de chuva forte na cabeceira do Rio Pirangi, entre o Piauí e o Ceará, e se rompeu. A enxurrada inundou uma extensão de mais de cem quilômetros nos municípios de Cocal (PI) e Buriti dos Lopes (PI). Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalham sem parar, na tentativa de localizar moradores desaparecidos. Muitas pessoas só puderam ser resgatadas de helicóptero, com a água pela cintura. “Nós tivemos que retirar cerca de dez mil pessoas de ontem, por voltas das 14h, até o dia de hoje. Percorri toda a região. Se eu pudesse usar uma figura de linguagem que o mundo conhece, eu diria que foi um tsunami com destruição total, especialmente nas proximidades da barragem", afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário