Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Paciente suspeito de ter febre amarela morre no DF

Uma paciente com suspeita de febre amarela morreu no Distrito Federal, na noite da última segunda-feira. O nome não foi divulgado pelo Hospital Regional da Asa Norte. A vítima estava na lista de casos suspeitos investigados pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria da Saúde do Estado de Goiás havia confirmado, na segunda-feira, 14, o primeiro caso de morte no Estado por febre amarela. Foi a segunda morte provocada pela doença no País.

Na terça-feira passada, Graco Carvalho Abubakir, de 38 anos, morreu em por causa da doença no Distrito Federal.

O homem de Goiás havia sido internado em Goiânia no dia 28 de dezembro do ano passado e faleceu no dia 2 de janeiro deste ano. Os exames deram positivo para febre amarela. A pedido da família, a secretaria não divulgou o nome dele.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fez um pronunciamento no domingo, em rádio e TV, para tentar conter a crescente corrida da população para vacinar-se contra a febre amarela.

Caso se instale nacionalmente o fenômeno registrado em Brasília, os estoques podem ser insuficientes. Em duas semanas, 37% da população da capital foi imunizada - 893 mil pessoas.

Se a procura nacional for semelhante, serão necessárias 68 milhões de doses - quase dois anos da produção atual.

"Só procure os postos de saúde ser morar ou for visitar as áreas de risco e nunca se vacinou ou foi vacinado antes de 1999", afirmou Temporão. A mensagem já havia sido dada pelo ministro na semana passada, mas não surtiu o efeito esperado.

A ocorrência de casos em Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal, desencadeou a busca pelos postos.

Segundo balanço oficial foram, até agora, registrados 26 casos suspeitos de febre amarela no País. Desses, três foram confirmados, com duas mortes e uma recuperação. Seis casos suspeitos foram descartados.

Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário