Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

GRENDENE CRESCE, SOBRAL GARANTE EMPREGOS E ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS

Atualmente a Grendene responde por cerca de 20% da exportações brasileiras de calçados. Em 2006, esse índice foi de 16%. Ela começou a exportar em 1979 e hoje abastece cerca de 85 países. A Grendene hoje tem presença forte na mídia e é detentora das seguintes marcas: Melissa, Rider, Grendha, Ipanema Gisele Bündchen, Ipanema, Grendene Kids, Grendene Baby e lhabela, "e, ainda, de diferentes licenciamentos de celebridades e personagens infanto-juvenis."

A Grendene tem 7 unidades fabris em Sobral e um total de 13 unidades, ou seja:


Farroupilha............. 54.045 m2
Carlos Barbosa ........2.794 m2
Sobral...................166.128 m2
Crato .....................21.517 m2
Fortaleza ...............21.686 m2
Total ....................266.170 m2

A indústria calçadista cearense exportou 51,711 milhões de pares de calçados em 2007. Esse valor corresponde a 29,21% do total nacional. Essas informações foram repassadas pela Abicalçados que tem como objetivo a defesa das politicas do setor calçadista nacional, acompanhando e atuando diretamente em questão de interesse do segmento.

No Ceará temos o pólo calçadista do Cariri que gera 10,5 mil empregos diretos. Também temos indústria em Fortaleza e Região metropolitana e em cidades como Santa Quitéria e Camocim. Nessas duas últimas cidades as unidades fabris são da empresa Democrata que assim como a Grendene veio para o Ceará devido os incentivos fiscais oferecidos. Essa empresa é "uma das líderes em calçados masculinos no Brasil, fundada em Franca/SP, em 1983. Hoje conta com três unidades de produção: uma Franca(SP) e duas no Ceará. Possui cerca de 2 mil colaboradores e capacidade instalada de produção de 8 mil pares de sapatos por dia.

A indústria calçadista cearense está consolidada. Vale lembrar, que muitos foram os incentivos fiscais oferecidos. O retorno do dinheiro público deve voltar através de empregos e arrecadação de tributos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário