Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Hemocentro de Sobral precisa de sangue

Atendendo 58 municípios da Região Norte, o Hemocentro de Sobral não está conseguindo sangue para reabaster o seu estoque. O período carnavalesco se aproxima e a demanda por sangue aumenta.

No estoque, o sangue "tipo  'O', que é o mais procurado, tem apenas quatro bolsas. O 'AB', mais raro, somente duas".

Umas das explicações para a baixa doação é por que historicamente as pessoas doam pouco sangue no mês de janeiro, em virtude das férias.

"A média é de 150 bolsas fornecidas todo o dia para os hospitais da região. Mas na geladeira só tem 48. Só estão sendo atendidos os casos mais graves. Para tentar repor o estoque, o Hemoce do Sobral vem fazendo campanhas em vários municípios da Região Norte. "

"Uma bolsa de sangue pode salvar a vida de três pessoas. As hemácias, as plaquetas e o plasma podem ter destinos diferentes. E é justamente pela vontade de ajudar alguém que Evilásio Estevão, empacotador, não abre mão de doar sangue."

Para estimular a doação de sangue, existe uma lei municipal aprovada pela Câmara Municipal de Sobral, que isenta de pagamentos de taxas em concurso públicos municipais, as pessoas que doarem sangue.

Fonte: Blog da Folha e TV Verdes Mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário