Páginas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Moradores da Vila União e dos Terrenos Novos não aturam mais o lixo, esgoto e poluição da conhecida "Barragem dos Terrenos"

barragem dos terrenos(Foto: Alcides Mota)

Reunidos em 19 de janeiro de dois mil e oito, na Escola Municipal Mocinha Rodrigues, localizada no Bairro Terrenos Novos, moradores, jovens, homens e mulheres estão preocupados com a situação atual da conhecida “Barragem dos Terrenos” que está localizada entre a Vila União e os Terrenos Novos. Lixo, esgoto e muita poluição é a situação atual da barragem. A população não atura mais as condições ambientais da barragem. Por isso, solicita ao poder público local, ação que possa modificar tal realidade, possibilitando a comunidade uma melhor qualidade de vida.

A comunidade discutiu proposta de revitalização da barragem ou o seu aterramento, que possibilite a construção de uma praça pública (área de lazer) ou de uma escola, já que há demanda de vagas para o ensino fundamental na localidade.

Esta reunião foi organizada pelos jovens estudantes da Escola Jarbas Passarinho que residem na Vila União e nos Terrenos Novos, que participaram do Curso de Ecologia Social organizado pelo Instituto Carnaúba. Um dos compromissos dos participantes do referido curso é de propiciar o engajamento dos participantes nas lutas de interesse da comunidade onde vive. Eles tiraram como projeto de atuação em defesa da qualidade de vida da coletividade, levando em conta as condições ambientais, de saúde e de moradia da população urbana de Sobral.

Esta capacitação da juventude surgiu de uma demanda do Projeto de Agricultura Urbana realizado pelo Instituto Carnaúba em parceria com MISERIOR, entidade Alemã que apóia projetos sociais na América Latina, com o aval da Diocese de Sobral, presente em cinco Bairros da Cidade de Sobral (Terrenos Novos, Vila União, Parque Silvana I, II e Expectativa), com 80 famílias engajadas no projeto na implantação de horta nos quintais, cuidados com o lixo, melhoria da renda familiar e exercendo sua cidadania.

P.S.: A matéria foi produzida pelo Instituto Carnaúba. Maiores informações: Rua: Dr. João do Monte, 917 Centro Sobral-Ce, Site: www.carnauba.org, E-mail: carnauba@carnauba.org, Telefone: 88. 3611.8124

Nenhum comentário:

Postar um comentário