Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Jornais espanhóis elogiam governo Lula

Um editorial publicado nesta terça-feira (18) no diário espanhol ABC diz que o Brasil de hoje é um país "seguro de si e com um potencial de crescimento extraordinário". Intitulado "Acertos de Lula da Silva", o texto elogia a gestão do presidente Lula, e afirma que seu governo "acerta" no comando do Brasil.
"Ninguém discute que o Brasil é o principal fator de estabilidade no conjunto da América Latina. O gigante sul-americano oferece neste momento o rosto de um país amigável, que leva a sério suas responsabilidades no século 21", diz o editorial. Para o jornal, o Brasil se converteu num ator da cena global, e sua musculatura estratégica evitou que a "região sofresse uma réplica das turbulências populistas " que tiveram inicio em alguns países da região.
Para o jornal espanhol, o presidente Lula foi o artífice do processo que gera tranqüilidade quando é citado o nome do Brasil. "A Lula corresponde o mérito dos acertos", afirma o editorial. " O sindicalista radical que liderava o Partido dos Trabalhadores (PT), que foi derrotado em 1989, 1994 e 1998, há muito tempo passou à história. Desde sua eleição em 2002 se converteu em um líder democrático respeitado dentro e fora do Brasil".
O presidente Lula visitou a Espanha no último fim de semana e segunda-feira (17), na última etapa de viagem à Europa que incluiu ainda Finlândia, Suécia, Dinamarca e Noruega.
El País - O tom positivo do editorial do ABC segue a linha de outras reportagens publicadas na imprensa espanhola por ocasião da visita de Lula a Madri. O diário El País disse que empresários espanhóis cobriram Lula de elogios durante um evento no qual o presidente pediu a participação do setor privado em projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tentará impulsionar obras no setor de infra-estrutura.
Para o catalão La Vanguardia, o Brasil é "um país em sólido crescimento, que tenta superar o fosso profundo de desigualdade social e que, ao mesmo tempo, aposta na infra-estruturas logística, energética, urbana e social".
Já o diário Cinco Dias, especializado em economias e finanças, disse que o crescimento econômico e a melhora da segurança jurídica no Brasil serviram de argumentos para Lula tentar atrair a atenção do empresariado espanhol. "Os empresários espanhóis reforçaram sua aposta de investimentos no Brasil", disse o jornal.

Informes PT - Quinta 20/set/07 - Ano XV - nº 3.827

Nenhum comentário:

Postar um comentário