Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Alunos poderão vivenciar contato direto com a Ciência através do Planetário SESC

Estudantes de todas as escolas de Sobral terão uma oportunidade inédita de ter contato direto com os fenômenos e experimentos científicos, adquirindo uma compreensão mais racional da Ciência. Esta é a proposta do SESCiência, projeto de educação, uma iniciativa do Departamento Nacional do SESC, que vai além da sala de aula e oferece a alunos e professores vivências lúdicas importantes na construção do conhecimento, através do estudo aplicado de Ciências, com mostras itinerantes, salas de ciências, experimentos, oficinas e seminários. Em Sobral, o projeto realizará a Mostra Planetário SESC, de 3 a 13 de outubro, na Escola Educar Sesc, no bairro do Junco, aberta à visitação de escolas públicas e privadas da cidade. As escolas já podem fazer agendamento até o final do mês de setembro.
A Mostra Planetário traz a Sobral a chamada Bolha, instalação especial usada para divulgar os temas relativos à Astronomia, através de vídeos e oficinas, abordando temas como a identificação de estrelas, identificações de constelações, contagem e marcação do tempo a partir das estrelas; identificação das fases da lua; mudanças que acarretam as diferentes fases da lua; observações e identificações de planetas e conhecimento das principais concepções científicas sobre a origem do universo.
O Planetário SESC apresenta um enorme potencial pedagógico, já que ele permite aos visitantes participarem ativamente das discussões que podem acontecer durante as exibições. Como as suas dimensões são pequenas, torna o trabalho realizado em seu interior mais intimista, facilitando a compreensão e formulação de inúmeras questões, propostas e hipóteses por partes dos participantes.
O acervo das mostras é composto de equipamentos lúdicos e interativos que despertam a curiosidade dos estudantes. Na programação, são oferecidas oficinas para facilitar a ompreensão dos fenômenos correlatos aos demonstrados na Mostra, através de atividades lúdicas e simples. As oficinas são destinadas ao público escolar que visita a Mostra do Projeto SESCiência. Ao final da oficina, o aluno poderá gerar um produto acabado e construído por ele mesmo, em uma ação que contribuirá para a aprendizagem de conteúdos científicos abordados.

Informações e agendamentos pelos telefones: (88) 3611.0827 (Escola Educar Sesc)

CRONOGRAMA

Mostra Planetário Sesc

10/09 -Chega em Fortaleza
10 e 11/09-Treinamento com os monitores em Fortaleza
12/ 09- Abertura oficial na Escola Educar SESC Fortaleza /seminário com o professor assessor
30/09-Transito para Sobral
01 e 02/10-Treinamento com os monitores em Sobral
03/10-Estréia da mostra Planetário Sesc em Sobral
13/10-Último dia da mostra Planetário Sesc em Sobral
14/10-Trânsito da mostra para Ibiapina
15/10-Treinamento com os monitores em Fortaleza
16/10-Estréia da Mostra Planetário Sesc em Ibiapina
19/10-Último dia em Ibiapina
20/10- Transito Mostra Planetário para Fortaleza
22/10 à 26/10- Mostra Planetário na Educar SESC Fortaleza
27/10-Trânsito da mostra para Tocantins

Ariane Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário