sábado, 22 de setembro de 2007

Cultura Popular em Fotografias: uma mostra do fotógrafo Hudson Costa

O fotógrafo Hudson Costa, estará com trabalhos com a temática Cultura Popular em exposicao no Pinheiro Supermercado. As fotos dessa mostra fazem parte do acervo do fotografo que conta com mais de mil fotografias de manifestações culturais de Sobral. Este acervo vem sendo montado, ao longo dos anos, em virtude dos trabalhos realizados para a Secretaria da Cultura e Turismo do municipio de Sobral, bem como para a unidade do SESC dessa cidade.
O tema escolhido é para o fotográfo, um objeto de grande estima. Pois acredita que preservar registros dessas manifestações culturais é importante não somente para as gerações atuais, mas em especial pra mostrar àqueles que virão como eram esses eventos, as vestimentas, as alegorias, etc. E poder manter viva na memória das pessoas manifestções tão prórias de nossa cidade.
Esta mostra conta com fotografias do Festival de Quadrilhas Juninas, das edições do Ao Gosto Popular, do Encontro de Bois e Reizados bem como do Grupo Folclórico Cordão do Caroá.
A intensão do fotógrafo com essa mostra e chamar a atenção das pessoas para essas diversas manifestações culturais que acontecem na cidade e que muitas vezes passam despercebidas por uma grande maioria. Em especial aquelas pessoas que não residem nos bairros periféricos, onde boa parte dessas manifestações tem grande apoio das populações locais.
No ano passado, juntamente com o também fotógrafo Alcides Mota, Hudson Costa, realizou uma mostra coletiva no Salão do Pinheiro Supermercado em homenagem a semana da fotografia que é realizada em agosto. A temática foi livre e o tema escolhido pelo fotógrafo Hudson Costa, foi o Festival de Quadrilhas Juninas daquele ano. Ele lembra que muitas pessoas que visitaram a exposição encantavam-se com a beleza das quadrilhas juninhas ali expostas. E nao foram poucos os que perguntaram se aquelas fotos havia sido feitas em Caruarú ou Campina Grande. Muitas pessoas não conheciam a beleza do Festival de Quadrilhas Juninas.
"A nossa cidade tem que conhecer mais as suas manifestações culturais e uma exposição como essa, apesar de contar com poucas fotografias, serve pra mostrar as pessoas quantas coisas bonitas são produzidas aqui e o quanto a nossa cultura é rica", diz Hudson Costa.
Este ano, Hudson Costa, foi chamado pela Sec. da Cultura e Turismo para cobrir eventos como o Encontro de Bois e Reizados, realizado em janeiro, encenações da Paixao de Cristo durante a Semana Santa, e no mês de junho, assim como em 2006, fez a cobertura fotográfica do Festival de Quadrilhas Juninas.
Fotografar eventos culturais é uma das especialiadades de Hudson Costa, que já fotografou para o SESC Sobral, apresentações do projeto Sonora Brasil e a Mostra SESC de 2005 e 2006. Um outro evento de cunho cultural promovido pelo SESC e que foi registrado pelas lentes do fotografo Hudson Costa, foi o Ao Gosto Popular em 2005 e 2006. O Ao Gosto Popular é uma mostra de cultura popular que acontece no mes de agosto.
Recentemente, Hudson Costa, recebeu uma menção honrosa no Premio Marc Ferrez de Fotografia, promovido pelo SESC do DF. Este ano, o Premio Marc Ferrez de Fotografia contou com 919 trabalhos incritos. O trabalho Santidades de Hudson Costa, ficou entre os dez primeiros colocados.
Além de trabalhos para a Sec. da Cultura e Turismo e SESC Sobal, o fotografo Hudson Costa, também realiza trabalhos para a Sec. da Habitação e Saneamento Ambiental da pref. de Sobral e é fotografo free lancer do Jornal Expresso do Norte.
Para conhecer mais os trabalho do fotógrafo acesse: www.hudsoncosta.com.

Hudso Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário