Páginas

sábado, 22 de setembro de 2007

Fórum Estadual do PPA encerra com destaque para participação da sociedade

Os discursos de encerramento do Fórum Estadual do PPA, nesta sexta-feira, 21, reforçaram a responsabilidade de cada um dos participantes com o cumprimento das metas e ações propostas ao longo destes cinco meses de discussões com a sociedade do Plano Plurianual para o período de 2008/2011. Com a participação de mais de 90% dos delegados indicados nas oficinas regionais, os dois dias do Fórum representaram o amadurecimento e o fortalecimento deste processo de participação, que promoveu o debate com toda a sociedade das propostas que serão incluídas no projeto do PPA 2008/20011, que será encaminhado à Assembléia Legislativa até o final deste mês.

"É importante destacar que não se trata apenas de participação, mas de uma participação madura, comprometida e disposta a construir junto este processo", reforçou o vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro, durante o encerramento. Pinheiro lembrou ainda que a sociedade continuará sendo chamada a participar, informando que em janeiro do próximo ano serão iniciadas as discussões para o Orçamento Participativo do Estado.

A secretária de Planejamento e Gestão, Silvana Parente, também destacou a importância de perceber esta atividade como parte de um processo, lembrando que "estamos encerrando apenas uma etapa, para dar início à outra, que é o monitoramento deste PPA". Em relação a este acompanhamento, Silvana informou que serão organizadas comissões nas regionais, a fim de criar o ambiente favorável para que as propostas definidas para o PPA 2008/2011 sejam viabilizadas.

Para a professora Marla Maria de Paula dos Santos, delegada pelo município de Itatira, o Fórum está dando voz a toda à sociedade e permitindo que cada região tenha a possibilidade de ampliar o debate sobre suas necessidade, além de permitir que "todos sejam ouvidos, valorizando a percepção de quem vive a realidade da sua região". Durante o Fórum, os mais de 250 delegados participantes indicaram o nome dos representantes por macrorregião que irão integrar o Fórum permanente do PPA.

O Fórum Estadual do PPA foi aberto na quinta-feira, 20, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) com a participação do vice-governador Francisco Pinheiro, o deputado federal José Guimarães, os deputados estaduais Dedé Teixeira, Júlio César e Nelson Martins, e a maioria dos secretários estaduais. Na sexta-feira, a programação incluiu oficinas e palestras, com a presença da socióloga Tânia Zapata, diretora do Instituto de Desenvolvimento Humano (IADH) e consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), falando sobre planejamento e gestão participativa para o desenvolvimento.

Sonara Capaverde
(85) 96085822

Nenhum comentário:

Postar um comentário