Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Embrapa terá banco de sêmen de ovinos da raça Morada Nova

Projeto de pesquisa conservará sêmen de ovinos Morada Nova para contribuir com a preservação da raça. Nativa do Ceara, a raça está perdendo lugar para outras e sofre risco de entrar em extinção. A coleta de sêmen será feita nos próximos dias 21 e 22 de setembro, durante inauguração da Unidade de Referência Técnica Privada – URTP, na Fazenda Ilha Grande Invernada, de propriedade de José Carneiro Girão, no município de Morada Nova. A ação será realizada por pesquisadores da Embrapa Caprinos (Sobral) - unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e terá a colaboração dos criadores do Núcleo de Conservação e Melhoramento Genético da Raça Morada Nova.
O sêmen coletado será congelado em nitrogênio líquido e mantido nos laboratórios da Embrapa Caprinos e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília) e fará parte de um banco de material genético das raças nativas do Nordeste brasileiro existente da Embrapa. A ação tem como parceiros: SEBRAE-CE, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Rural de Morada Nova - SEDER, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC, Banco do Nordeste do Brasil - BNB, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos da Raça Morada Nova e do Núcleo de Conservação e Melhoramento Genético da Raça de Ovinos Morada Nova.
Descrita pela primeira vez na cidade de Morada Nova (CE) - daí o nome - a raça de ovinos tem reconhecido valor para a indústria couro-calçadista. Como explica o pesquisador Olivardo Facó, além de uma pele de excelente qualidade, a raça possui atributos como fertilidade, prolificidade, rusticidade e pequeno porte que são muito importantes para sistemas de produção de carne ovina no semi-árido brasileiro.
Na oportunidade, ocorrerá ainda palestra sobre Palma Forrageira, realizada por Paulo Suassuna, consultor do SEBRAE-CE, e a Professora Débora Morais (UFERSA) apresentará projeto de estudo dos mecanismos fisiológicos de adaptação de ovinos da raça Morada Nova.
Jornalista responsável – Verônica Freire - MTb-CE 01225-JPContatos – (85) 88423449, (88) 3677 7000vfreire@cnpc.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário