Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Relatório aponta necessidade de construir novo aeroporto em São Paulo

A primeira das cinco partes do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados, apresentada nesta terça-feira (18), aponta a necessidade de construir um novo aeroporto em São Paulo para atender a demanda de passageiros. A proposta já foi levantada por integrantes do governo federal, inclusive pelo Conselho de Aviação Civil (Conac) no dia 20 de julho. Agora, o relator Marco Maia (PT-RS) inclui a proposta na primeira parte do documento final que trata sobre a infra-estrutura. “Caso contrário, estaremos sujeitos a mais uma vez a saturação da capacidade aeroportuária na região mais densamente povoada e economicamente mais importante do Brasil”, disse o relator. Um resumo do relatório distribuído pela assessoria do deputado aponta que, apesar da recomendação, nenhum estudo detalhado chegou à CPI como forma de avaliar a opção mais adequada na ampliação da oferta da capacidade de infra-estrutura no terminal São Paulo. O custo estimado do novo aeroporto em São Paulo seria de R$ 500 milhões, segundo dados da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Esse valor incluiria investimentos em um novo conjunto de pistas de decolagem, pistas de táxi e terminal de passageiros, mas não leva em conta o valor da desapropriação para a construção na área destinada. O relatório aponta também que, considerando o reordenamento da malha aérea determinado por resoluções do Conselho de Aviação Civil, há necessidade de dar prioridade a investimentos para adequá-los às novas demandas, sobretudo segurança aeroviária e conforto dos passageiros. Segundo Marco Maia, esse reordenamento demanda um investimento de curto prazo de R$ 1,3 bilhão nos aeroportos de São Paulo. Outra alternativa apontada no relatório final da CPI do Apagão Aéreo para melhorar a estrutura da aviação no país é a possibilidade de se abrir o capital da Infraero, estatal de controla aeroportos em todo o país. Com isso, haveria maior capacidade de investimento. A proposta apresentada pelo deputado petista prevê a manutenção do controle acionário da União, mas a possibilidade de abrir para a iniciativa privada alguns aeroportos brasileiros. O relatório final da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, que totaliza cerca de 700 páginas, foi divido em cinco partes: infra-estrutura, controle do espaço aéreo, acidentes da Gol e TAM, marco regulário e conclusões finais. A apresentação do relatório será feita desta terça-feira (18) até quinta-feira.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário