Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

História COM VINHO

O projeto do Site do Vinho brasileiro nasceu em 2000, quando foi realizado o trabalho editorial do I Guia dos Vinhos Brasileiros. A seção Brasil funcionou de forma mais simples no site da Academia do Vinho até 2005, quando apresentamos a idéia ao Instituto Brasileiro do Vinho, IBRAVIN, que, como divulgador do vinho brasileiro em âmbito nacional e internacional, desde o primeiro momento compreendeu a importância dessa empreitada e, juntos, procuramos uma forma de viabilizar o projeto. O caminho que encontramos foi de apresentar às empresas vinícolas e do enoturismo um projeto de cooperação para a divulgação institucional do vinho brasileiro, para levar a informação e lutar contra a desinformação que gera o preconceito. Como disse um vinicultor, o brasileiro só torce pelo Brasil na Copa do Mundo, fora disso só dá valor ao que vem de fora. Depois de oito meses de muito trabalho, pesquisa, preciosas colaborações de parceiros, enfim apresentamos ao público o Site do Vinho Brasileiro.
Nosso objetivoEste não é um site feito exclusivamente para grandes conhecedores de vinhos, é um site feito para todos os brasileiros, um veículo para, na maioria dos casos, apresentar o Vinho Brasileiro aos Brasileiros, que desconhecem a diversidade e a qualidade do produto feito aqui. Não queremos pregar nenhum ufanismo, sabemos que a vinicultura nacional está trilhando seu caminho para explorar o máximo de seu potencial, mas por outro lado é preciso reconhecer e aplaudir o empenho, a dedicação e os esforços feitos até agora e os bons resultados obtidos. Queremos mostrar o Vinho Brasileiro sob a ótica da diversidade de regiões produtoras, cada uma com características particulares e que afetam diretamente na personalidade dos vinhos ali produzidos. O brasileiro não tem sequer idéia da diversidade de produtos, de vinícolas e de regiões produtoras, cada uma com personalidade e estilo únicos. Somente no Rio Grande do Sul existem mais de 600 vinícolas!!! Algumas enormes, centenas mínimas, cada uma fazendo um trabalho de corpo e alma, investindo o coração para fazer o melhor vinho possível. Partimos do princípio que todos os turistas visitantes das regiões produtoras apaixonam-se e tornam-se divulgadores do vinho brasileiro, por isso queremos também mostrar a cultura ligada ao vinho e a cadeia do enoturismo, com as atrações de cada região, hotéis, restaurantes, lojas, locadoras de veículos, agências de turismo, enfim, tudo para que o internauta conheça as opções e planeje sua viagem. A cultura do vinho é linda, baseada no núcleo familiar, cheia de calor humano, de histórias de trabalho, de sacrifícios, aprendizado, esforço, superação e vitórias, por isso merece ser conhecida por todos os brasileiros.
EvoluçãoJá há alguns anos muitos investimentos têm sido feitos em tecnologia, pesquisa e melhorias nas vinícolas e nos vinhedos com o objetivo de encontrar as técnicas e variedades ideais para as regiões produtores brasileiras. O centro de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves - CEFET, vem formando ano a ano enólogos e técnicos em enologia, uma capacitação de mão de obra essencial para o crescimento da vitivinicultura nacional. Depois de formados muitos dos enólogos vão fazer pós graduação e estágios nos grandes centros vitivinícolas do mundo. A Embrapa Uva e Vinho vem desenvolvendo um trabalho excelente de pesquisa, levantamento de dados e melhoramento da produção. Um trabalho notável e infelizmente desconhecido da quase totalidade do público. Muitos grandes resultados virão nos próximos anos, vinhos capazes de surpreender em uma degustação às cegas (tipo de degustação onde as pessoas não sabem qual o vinho que estão provando) até mesmo aos mais céticos e aos críticos mais ferrenhos do vinho nacional...
TecnologiaA tecnologia usada no desenvolvimento do site permite grande agilidade na publicação das informações para que o conteúdo esteja sempre atualizado. Acompanharemos de perto o andamento dos processos de implantação das Indicações de Procedência e essa divulgação ajuda na consolidação das denominações, condição para a conclusão do processo. Esta mesma tecnologia (css3) permite a navegação de deficientes visuais, uma vez que é reconhecido pelos programas usados para transformação de textos e imagens em sons.
ApoioConcluímos este projeto exclusivamente com recursos próprios. Somado a este esforço financeiro pessoal, recebemos apoio de parceiros importantes, que nos forneceram informações, viabilizaram contatos e se empenharam dedicadamente na divulgação do site. Estes parceiros são tão importantes que dedicamos uma seção especial aos agradecimentos.
ConteúdoAinda serão acrescentadas muitas informações, mas este já é o maior conteúdo já reunido e publicado sobre a vinicultura nacional. Acreditamos no Vinho Brasileiro e na força do conhecimento: se o brasileiro tiver informação vai deixar de lado o preconceito e colocar esses vinhos na taça, então a qualidade falará por si só. Não podemos levar todos os brasileiros para visitar os vinhedos ou sentir o cheiro de vinho e carvalho nas caves, mas podemos levar a apaixonante cultura do vinho nacional para todos os brasileiros.
Agradecemos sua visita e convidamos para conhecer o mundo apaixonante do Vinho no Brasil.
Francisco de Assis Matos

Um comentário:

  1. muito legao a historia do vinho...
    gostei mesmo!!
    o blog ta cada vez melhor..
    abraços

    ResponderExcluir