Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Sobral recebe painel com especialistas do Projeto Setores Portadores de Futuro

 

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), realiza a segunda série de painéis com especialistas do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará, no interior cearense e também na região metropolitana de Fortaleza (RMF), entre os dias 18 e 28 de março. O painel da mesorregião Noroeste será realizado em Sobral, nesta quinta-feira, 20/3, no Centro de Convenções, com aproximadamente 40 representantes dos setores produtivos, governo, academia e do terceiro setor já convidados. 

Depois das mesorregiões Noroeste e Sertões, serão realizados painéis na mesorregião Norte (São Gonçalo do Amarante), dia 26 de março, encerrando na mesorregião RMF, em Fortaleza, em 28 de março. A primeira etapa dos painéis foi realizada em fevereiro último. Em maio, será divulgada a publicação com os setores e áreas estratégicas escolhidas em todas as sete mesorregiões.

       O Projeto Portadores do Futuro quer construir uma visão de futuro para a indústria cearense, em um horizonte temporal de dez anos, mapeando as atividades produtivas alinhadas às tendências tecnológicas mundiais, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico do estado. O Ceará é primeiro do Nordeste, terceiro do país, a aplicar a metodologia do Projeto Setores Portadores de Futuro, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

       Esse exercício de prospecção sobre o futuro visa priorizar os setores industriais cearenses com maior potencial econômico no desenvolvimento do estado e de suas sete mesorregiões: Sul, Centro-Sul, Sertões, Jaguaribe, Norte e RMF. Nesse exercício, será possível projetar a posição dos setores industriais em relação às tendências tecnológicas internacionais.

A metodologia de trabalho compreende  ainda estudos de base sobre a economia e a indústria e também sobre tendências tecnológicas, sociais e industriais internacionais. Referidos estudos estão prontos e servirão de subsídio para a realização de painéis regionais compostos por formadores de opinião de cada região. Por região, estão sendo convidados especialistas que indicarão as tendências tecnológicas de maior atratividade para a região por meio de um questionário respondido em tablets.  

Esses encontros com especialistas são o ponto de partida de uma construção coletiva de uma visão de futuro para a indústria do Ceará. Assim, será possível identificar setores e tendências tecnológicas que poderão se tornar alvos de estratégias e ações antecipadas para cada região, por meio de rotas estratégicas, com o propósito de situar o estado em posição competitiva de destaque, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com maior igualdade regional.

        O projeto é uma iniciativa do Sistema FIEC, com realização do SENAI e do INDI, e apoio do SESI/CE, IEL/CE e Fireso.

--
Assessoria de Comunicação - SFIEC
(85) 3421 5435 / (85) 3421 5434

Nenhum comentário:

Postar um comentário