Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CRUZ PARTICIPA DO PROGRAMA A COMUNIDADE E O CIDADÃO

 

clip_image002

Sec. de Saúde Dr. Reginaldo Alves

Cruz. Nesta terça feira, 11, às 7h30m, o Secretário de Saúde do Município de Cruz, Doutor Reginaldo Alves das Chagas, Odontólogo, natural da cidade de Fortaleza, participou do programa de entrevista A COMUNIDADE E O CIDADÃO, ZYL – 383 – Rádio FM Comunitária 6 de Abril 98,7MHz em Cruz. Atendendo à convite do apresentador do programa Dr. Lima, Dr. Reginaldo, durante uma hora e trinta e cinco minutos, fez uma prestação de contas com a população e foi sabatinado pelo apresentador do programa sobre os vários serviços que estão sendo prestados à população de Cruz na área de saúde, destacou a importância dos serviços colocados a disposição da população como, por exemplo, o NSF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família - que tem como objetivo prestar apoio à equipe de saúde através de projetos terapêuticos, grupos, visitas domiciliares, oficinas e outros projetos e ações propostos e desenvolvidos por uma equipe multiprofissional.

Dr. Reginaldo ressaltou também a importância do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS - um serviço de saúde aberto a comunidade que oferece assistência especializada às pessoas que sofrem de transtorno mental persistente, com ou sem história de internação em Hospital Psiquiátrico, neuróticos graves e dependentes de substâncias psicoativas. No CAPS, os usuários são assistidos em regime de atenção diária. O tratamento acontece através de atendimentos individuais e em grupos, e oficinas terapêuticas que buscam a inclusão social, através do desenvolvimento da cidadania.

clip_image004

Dr. Lima e D. Reginaldo

Vários questionamentos foram feitos sobre o atendimento no Hospital Municipal Dona Maria Muniz, inclusive, sobre transferências de pacientes para outro hospitais da região, que segundo Dr. Reginaldo, é um procedimento que faz parte das as exigências do SUS. O Laboratório de Análise Clinica faz cerca de 30 tipos de exames que são oferecidos a população do município, mas alguns, que dependem de análise mais complexas são feitos em outros laboratórios conveniados.

Dr. Reginaldo destacou o esforço que o Prefeito Adauto – PT - vem fazendo com a contratação de novos profissionais, inclusive, médicos cubanos que já estão atundo no município, para atender a demanda do município. Para isto os PSFs que se encontravam fechados desde a administração passada, agora, estão entrando em funcionamento, além de outros que estão sendo construídos.

Sobre o trabalho dos médicos cubanos, Dr. Reginaldo afirmou que são excelentes profissionais, e tem contribuído muito para a melhoria de nossa saúde e que aqueles que falam mau destes profissionais são pessoas que defendem interesses particulares. Com eles, a saúde brasileira passa a ter um novo olhar sobre sua complexidade.

clip_image006

PSF do Preá

Com relação a situação dos Agentes de Saúde, que reclamam das condições de trabalho e da falta de profissionais, inclusive, com áreas descobertas, Dr. Reginaldo assegurou que vários procedimentos estão sendo adotados para que sejam regularizadas as situações de todos, lembrando que, uns são pagos pela Prefeitura, enquanto que outros são funcionários do Estado.

Sobre a atuação dos odontólogos, ele informou que já foram contratados mais profissionais e que o número de atendimentos determinados pela Secretária é de que sejam atendidos dez pacientes por turno com duas reservas que ainda poderão ser atendidos dependendo do tempo restante dentro do expediente.

A equipe médica é multiprofissional dando oportunidade para que os pacientes encontrem o profissional que melhor possa atender as suas necessidades.

Apesar do muito que já foi feito, dos avanços conquistados pela população, o Dr. Reginaldo reconhece que ainda há muito o que se fazer para que a população tenha uma saúde de melhor qualidade, sejam tratados com respeito e dignidade que todo o ser humano merece.

clip_image008

Dr. Lima – Programa a Comunidade e o Cidadão

Perguntado sobre o nível de satisfação da população em relação a qualidade da saúde ofertada pelo município, Dr. Reginaldo foi categórico ao afirmar que a população, geralmente só se manifesta na hora de reclamar, mas, quando é bem atendido e tem seu problema resolvido, vão embora e não se manifestam.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário