Pela primeira vez no Ceará e nos demais estados do País, meninas de 11 a 13 anos receberão, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que se destina a prevenir, desde cedo, o câncer do colo de útero e verrugas vaginais. O dia ¨D¨ da campanha acontece nesta segunda-feira (10), data na qual a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com os municípios, desenvolverá ações buscando conscientizar a população sobre a importância da vacinação.
A imunização acontece em três doses da vacina, sendo que a primeira será aplicada até 10 de abril em unidades de saúde e também em escolas públicas e privadas. Já a segunda dose deve ser aplicada após seis meses (no período de 1 a 12 de setembro) e a terceira e última dose com cinco anos a após a primeira.
O planejamento do Ministério é de que em 2016 meninas de 9 anos passem a receber as três doses da vacina contra o HPV, que é transmitido na relação sexual. Além disso é bom lembrar que, no Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência do câncer de colo de útero. Para 2014, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 15. 590 novos casos da doença.
O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Impulsionado pelo Programa Viva Mulher, criado em 1996, o controle desse tipo câncer foi reafirmado como prioridade no plano de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do governo federal.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário