Páginas

terça-feira, 5 de março de 2013

Bancada cearense votará pela derrubada dos vetos presidenciais

Eliomar de Lima

“Apesar de não haver uma articulação da bancada federal cearense, a tendência é que ela vote em favor da derrubada dos vetos, já que a redistribuição dos recursos beneficiaria também o Ceará. O deputado federal André Figueiredo, líder do PDT na Câmara Federal, afirma que parlamentares de todo o País, exceto do Rio de Janeiro e Espírito Santo, querem derrubar os vetos . “Na verdade, a exploração do petróleo está a 300, 400 quilômetros da costa. Há estados que recebem mais recursos que os demais estados e essa riqueza deve ser dividida igualmente para toda a população”, defende.

Por isso, ele argumenta que a bancada cearense estará mobilizada em derrubar os vetos. Ainda assim, se os vetos forem derrubados, ele não entende como derrota do Governo Dilma.”Vejo como uma correção que o parlamento está fazendo para algo que já deliberou. O parlamento já votou a questão dos royalties. A presidente vetou, o que é seu dever constitucional. Mas é prerrogativa do parlamento se pronunciar após o veto”, defendeu.

Na opinião do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), não houve nenhuma reunião específica da bancada cearense para tratar da derrubada dos vetos, mas como a bancada votou pela redistribuição dos royalties, é questão de coerência votar pela derrubada dos vetos de Dilma. “Se é derrota ou não da presidente Dilma, o que precisamos é assegurar o clamor das ruas, o desejo da ampla maioria dos brasileiros e brasileiras”, disse.

O POVO tentou contato também com o deputado federal José Guimarães, líder do PT na Câmara, mas ele esteve em reunião durante a tarde com o ex-presidente Lula da Silva (PT) em São Paulo e, em seguida, esteve em voo para Brasília. Até o fechamento desta página, a reportagem não conseguiu falar com o deputado.”

(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário